Como Aprender a Desenhar

Quem já não sonhou em desenhar os super-heróis favoritos, ou os personagens mais queridos da infância? Quem nunca desejou conseguir colocar no papel em forma de imagem tudo que estava explodindo em sua imaginação? Quem já não quis traçar em linhas e cores o rosto de alguém especial, ou uma paisagem perfeita que estava ao seu redor? Mas Como Aprender a Desenhar?


Essa vontade é cultivada por muitas crianças, adolescentes e adultos, mas assim como acontece em qualquer tipo de arte há muito pouco incentivo se o indivíduo não demonstra de cara um talento nato para a coisa, ou seja, se na infância os traços já não impressionam há aquela impressão de que não há o que fazer, de que não tem como se aprender a desenhar em outro momento da vida.

Um absurdo total, né? Se desenhar é um anseio genuíno, por que não seria possível aprender a desenhar bem, mesmo sem ter nascido com o jeito pra coisa? Quantas pessoas com esforço não conseguem se destacar em áreas nas quais tem dificuldade? Você provavelmente conhece várias, não é verdade?

Saiba que desenhar bem desde o primeiro minuto com o papel ou pincel na mão é capacidade de poucos, bem poucos. A maioria dos artistas dessa área conseguiu o sucesso depois de muito estudo e prática. Aliás, a grande diferença entre um desenhista mediano e um excelente se concentra exatamente aí: no esforço que foi empregado ao longo do caminho para aprender e praticar mais esse ofício tão lindo!

Para te provar meu ponto e de quebra te ajudar, que tal ver abaixo algumas dicas valiosas sobre como aprender a desenhar bem? Garanto que elas te ajudarão a transformar as suas perspectivas! É hora de deixar de pensar que não consegue desenhar nem uma casinha e começar a traçar o que o seu coração mandar! Vamos lá?

1 – Dedique-se

Não existe êxito sem muita dedicação e isso vale tanto para aqueles que querem aprender a desenhar, quanto para os que desejam desenhar bem melhor a cada dia! Se você quer ser realmente bom nisso é preciso buscar um lugar calmo da sua casa para se concentrar e começar e se trancafiar nele, colocando-se 100% focado nisso pelo menos duas vezes na semana.

Aliás, aqui vale um adendo: desenhar na mesa ou no cavalete é uma questão de preferência e do tipo de trabalho que o desenhista executará. Não existe realmente uma exigência prévia quanto a isso. Entretanto, se é da sua vontade iniciar trabalhos com tinta óleo e pastel aprender a utilizar o cavalete pode ser uma verdadeira mão na roda!

2 – Tenha um caderno de rascunhos

Quem gosta de escrever vive com um caderninho em mãos, à disposição dos pensamentos e das ideias que vem e vão, furtivas e volúveis. O mesmo hábito deve ser adquirido por aqueles que querem aprender a desenhar. Estar atento ao local onde se está, às suas formas, sombras, projeções e perspectivas te ajudará a colocar no papel tudo aquilo que vê, o que acabará te ajudando a desenhar bem em algum momento.

Aliás, qualquer lugar é um bom cenário! Pode ser a vista da sua janela, o consultório médico, o balcão de uma lanchonete ou até mesmo o seu banheiro. Em todo canto existem coisas para serem desenhadas e interações do ambiente com elas, que você deve aprender para se tornar o melhor!

3 – Exercite-se

Não entendeu nada? Sem problemas, eu explico! Todo atleta antes de treinar se aquece, correto? Nesse processo existem alguns propósitos básicos, mas os mais notáveis são o aquecimento do corpo, o que evitará lesões futuras, e claro, a ativação da concentração e do foco, pois nesse momento o seu cérebro já se condiciona para a atividade que terá que exercer em breve.

A mesma lógica vale para quem desenha! É preciso aquecer a mão, enquanto deixa tudo a volta para trás, focando em apenas acionar a sua energia e capacidade criativa!

4 – Faça pequenos treinos e testes

Um erro recorrente daqueles que dizem querer aprender a desenhar bem, mas nunca conseguem é o fato de que muitas vezes acabam tentando fazer o desenho por inteiro, o que prejudica na constituição tanto do todo, quanto dos detalhes.

Vale a pena fazer pequenas miniaturas de tudo que você pretende desenhar. Também é importante testar a intensidade das sombras e dos traços que devem ser empregados, para que você já vá se preparando.

5 – Use as sombras

Para quem quer saber desenhar bem um dia entender de projeção de luz e de sombra é um passo pra lá de importante! Para muitos desenhistas, aliás, entender esse conceito ajuda quando estão procurando dar forma definida a um objeto, mas não conseguem!

Se esse é seu caso esforce-se para visualizar o que quer desenhar através de suas partes sombreadas, pois assim o caminho para que você entenda como representar aquilo no papel se encurta consideravelmente!

Agora, se para você esses toques não foram suficientes e você quer ir além, que tal conhecer o Ivan e um pouquinho de sua história? O cara desenvolveu um método onde ensina centenas de alunos a desenhar bem, mesmo aqueles que aparentemente não são incrivelmente talentosos desde cedo!