Como Fazer Relatório de Forma Descomplicada e Rápida

Um relatório é um texto que muitos professores solicitam para seus alunos, seja na escola ou na universidade. Como o próprio nome já diz, o relatório tem o objetivo de relatar algo ou alguma coisa.


Por exemplo, o professor pode solicitar o relatório após um passeio ou uma visita a algum lugar histórico. Além disso, também há a possibilidade de um relatório ser feito para mostrar como uma pesquisa foi feita. Ou seja, as opções são inúmeras.

De forma resumida, um relatório é um texto feito de forma organizada e detalhada que fala sobre o desenvolvimento de um trabalho. Nele, a bibliografia consultada, a metodologia usada e os resultados obtidos são características fundamentais.

Além disso, o relatório também deve conter uma linguagem mais formal, estando de acordo com as normas de gramática da língua portuguesa. Pensando nisso, preparamos esse artigo para ensinar como fazer relatório. Não deixe de conferir e boa leitura!

Passo 1: Título

Essa é a primeira etapa realizada ao fazer um relatório. O título deve vir na capa do trabalho ou na página de rosto. Além do título, outros elementos também devem aparecer, como por exemplo:

  • Nome da instituição de ensino;
  • Curso;
  • Departamento;
  • Autor do trabalho ou equipe envolvida no trabalho, caso o relatório tenha sido feito em grupo;

Passo 2: Faça Anotações

Enquanto você estiver pesquisando sobre o assunto, não tente memorizar o que você está lendo sem anotar nada. Anote tudo que for de importante para ficar mais fácil de escrever depois.

Deixe do seu lado um material de apoio, como caneta, marca-texto, bloco de anotações, marcadores de páginas e etc. Também é importante que você foque no que você está fazendo.

Enquanto você estiver pesquisando sobre o assunto, esqueça-se do celular ou de qualquer coisa que tire sua atenção. Foque no que você está fazendo para que o resultado seja de qualidade.

Além disso, foque também nos temas que são abordados nos textos que você está lendo para fazer seu relatório. Pode ser que haja algum assunto importante para colocar no seu texto.

Passo 3: Introdução

Como o próprio nome já diz, nessa parte você vai introduzir o trabalho. Na introdução deve constar o resumo dos objetivos da pesquisa, assim como a metodologia que foi usada.

O recomendado é que você tenha um objetivo já em mente. Assim, fica mais fácil você desenvolver sua introdução. Veja qual é a sua meta. Você quer transmitir algum ponto de vista, debater algo ou responder uma pergunta?

Passo 4: Desenvolvimento

Essa é considerada a maior parte do relatório. É nessa parte que você vai colocar as pesquisas que foram feitas e os dados que foram obtidos.

 Dependendo de qual for o objetivo do documento, também pode conter no desenvolvimento depoimentos, gráficos, entrevistas e tabelas.

São esses elementos que fazem com que o seu relatório fique mais organizado e crie consistência.

Passo 5: Considerações finais

Aqui você vai fechar as ideias que foram desenvolvidas ao longo do relatório, ou seja, você vai dar um desfecho para o seu trabalho. Aqui você explica as consequências dos seus argumentos, finalizando as ideias que você colocou no texto.

Passo 6: Bibliografia

A Bibliografia deve ser feita em uma folha separada. Nela vai conter todo o material que foi consultado para fazer o seu relatório. Se você tiver pesquisado de sites na internet, eles também devem estar referenciados.

Passo 7: Revisão

Revise todo o texto. Se for necessário, faça ajustes. Provavelmente, haverá parágrafos desorganizados. Com a revisão, é possível organizar o que ficou pendente. Deixe tudo o mais organizado possível.

Agora você já sabe como fazer relatório. Coloque nossas dicas em prática e você vai ver que não é difícil fazer um. Até mais!