Como Conseguir o Número do NIT

O Número de Identificação do Trabalhador, também conhecido apenas pela sigla NIT, trata-se do número que identifica o trabalhador como um Contribuinte Individual (CI) e pode ser utilizado para a retirada das contribuições de INSS, realizadas pelo trabalhador autônomo, deficientes e aposentados, por meio do Guia de Previdência Social.


Para os trabalhadores não autônomos, ou seja, os contratados, a retirada do benefício pode ser realizada apresentando apenas o número do PIS. No caso das pessoas que não se encontram em situação de contratado, muitas delas ainda não sabem como proceder para ter o número do NIT.

E, para te ajudar nessa, oferecemos o passo a passo completo para que você consiga obter o número de identificação, o NIT. Acompanhe abaixo:

1- Eu já tenho um número de NIT?

A identificação é composta por 11 números. Se você já está cadastrado no PIS/PASEP, provavelmente, já possui o NIT. Para quem ainda não tem a identificação, existem diversas formas de obtê-la. Acompanhe nos próximos tópicos e analise qual é a melhor forma para você conseguir o número do seu NIT.

2- Quais informações/documentos a Previdência Social solicitará?

• Número do RG;

• Número do CPF;

• Número da Carteira de Trabalho;

*O número do NIT é gerado na hora e, para isso, é essencial que você tenha essas informações em mãos.

3- Posso obter o número do NIT pela internet?

Sim, é possível realizar todo o procedimento sem que seja necessário sair de casa. Basta ter acesso à internet, acompanhe o passo a passo:

Passo 1: Vá até o site do Ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br);

Passo 2: Selecione “Guia da Previdência Social“;

Passo 3: Preencha o formulário de inscrição para obter o número do NIT;

4- Posso obter o número do NIT pelo telefone?

Sim, é possível conseguir a informação através do telefone. Para quem não tem acesso à internet, ou para os que desejam obter o NIT através de ligação, é preciso:

Passo 1: Ligue para o Portal do INSS (135);

Passo 2: Ao ser atendido, diga que você deseja saber o número do seu NIT;

Passo 3: Informe o seu RG, CPF e o número da Carteira de Trabalho, para obter o número do NIT;

5- Posso obter o número do NIT presencialmente?

Sim, é possível conseguir a informação deslocando-se até uma Agência de Previdência Social (APS).

Leve todos os documentos informados no Tópico 2 para obter o número do NIT na agência, acompanhado de um comprovante de residência atualizado.

6- É possível saber com antecedência o quanto receberei?

O número do NIT é uma informação exigida para que os contribuintes consigam sacar os seus benefícios. Para os trabalhadores que já obtiveram a informação, também é possível consultar na internet, ou presencialmente, o quanto receberá no momento de sacar.

Para realizar o procedimento na internet, vá até o site da Caixa e selecione a opção sobre o valor da Previdência Social para saque. Para realizar presencialmente, basta ir até qualquer agência da Caixa. Em ambas as situações, será pedido o número do seu NIT.