Como Consultar o Extrato de Pagamentos do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social, o popular INSS, trata-se do órgão do governo federal aliado ao Ministério da Previdência Social, responsável pelas aposentadorias e outros benefícios dos trabalhadores contribuintes. Entre esses benefícios estão todos os direitos trabalhistas e auxílio-saúde, entre outros.


Podem receber os benefícios do INSS os trabalhadores em situação de contribuintes. Nesse artigo você conta com todas as informações sobre como consultar o extrato de pagamentos do INSS. Se você ainda não sabe como fazer isso, veja o passo a passo abaixo:

Posso consultar o extrato de pagamentos do INSS na internet?

Sim, é possível consultar através da internet, sendo o procedimento rápido e simples. Acompanhe o que você deve fazer abaixo:

  • Vá até o site oficial da Previdência Social (providencialístico);
  • Ao entrar no site, selecione no menu de opções o botão “Serviços ao Cidadão“;
  • Feito isso, selecione a opção “Extrato de Pagamentos“;

Uma nova página abrirá automaticamente em seu navegador. Nesta página, selecione o link “Clique aqui para acessar“;

Preenchendo os dados da Previdência

No site, algumas informações serão pedidas e você deve informá-las para que consiga consultar o extrato de pagamentos do INSS. São essas informações:

  • O número do benefício que você deseja consultar;
  • Data de nascimento do beneficiário;
  • Nome e número de CPF do beneficiário;

Sequência de caracteres

O site exibirá uma sequência de caracteres em sua tela. Digite a sequência de maneira correta e, depois disso, selecione a botão ‘Visualizar’.

Posso consultar o extrato de pagamentos do INSS pelo telefone?

Sim, é possível consultar o extrato através do telefone. Para fazer isso:

Ligue para a Central de Atendimento do INSS (135);

*A ligação é completamente gratuita

  • Informe que você deseja consultar o extrato de pagamentos do INSS;
  • Forneça todas as informações que lhe serão solicitadas;

Quem pode consultar o extrato de pagamentos do INSS?
Todos os trabalhadores brasileiros, registrados na carteira de trabalho, que participam das contribuições previdenciárias podem consultar o extrato de pagamentos do INSS, seja através da internet ou pelo telefone.

O extrato a ser consultado pode ser mensal ou anual. Todo o procedimento é realizado de forma simples e rápida, sendo o extrato o documento que lhe informará todos os detalhes sobre os seus vencimentos.

Sobre o site da Previdência Social

O portal online é responsável por disponibilizar uma série de serviços e informações aos contribuintes, tais como o extrato de pagamentos do INSS. Ao entrar no site, o trabalhador pode esclarecer todas as suas dúvidas e obter informações importantes apenas informando o número dos documentos que lhe são pedidos.

A tabela do INSS 2015 também está disponível no site da Previdência Social e pode ser consultada de forma extremamente prática, pelo contribuinte. Em todos os procedimentos a serem executados no site da Previdência, é pedido que o usuário digite o código de segurança informado na página. A medida serve para oferecer maior segurança aos usuários.

Utilize o site da Previdência para saber o número do NIT, para consultar o extrato de pagamentos do INSS e conseguir diversas outras informações.