Como Curar Esporão com Remédios Caseiros

Um problema muito comum, o esporão é uma calcificação óssea que atinge a sola do pé e que normalmente vem acompanhada por uma inflamação nos músculos dessa região, que é o que provoca dores. As maiores causas que provocam esse problema são o uso de calçados inadequados e a postura incorreta dos pés, mas Como Curar Esporão com Remédios Caseiros?


É sempre importante procurar um médico para curar a doença, no entanto, algumas medidas caseiras ajudam, e muito, a reduzir as dores. Veja algumas delas:

  • Mude um pouco a sua rotina, no sentido de reduzir as atividades que exijam um maior esforço dos pés e que exerçam muita pressão sobre os calcanhares. Com isso, além de sofrer menos com as dores, você pode evitar que o quadro se agrave e que a cura venha a se tornar mais complicada.
  • O gelo ajuda muito a tratar a inflamação e também a aliviar as dores causadas pelo esporão. Mas é necessário ter muito cuidado: jamais coloque o gelo diretamente sobre a pele do calcanhar. Pegue uma bolsa de gelo e a envolva em um pano ou até mesmo em algumas gazes e depois coloque na região afetada. Você provavelmente sentirá uma melhora significativa, especialmente se está sofrendo com as dores.
  • Os alongamentos são muito importantes no tratamento do esporão e também ajudam a diminuir a dor. Os que são feitos com faixas próprias para exercícios são excelentes. Em boa parte dos casos, o próprio médico indicará a fisioterapia como forma de tratamento, mas se isso não acontecer, peça a ele que lhe mostre alguns movimentos que você pode fazer em casa mesmo.
  • As talas noturnas para alongar a fáscia, que são vendidas em comércios especializados, são mais uma alternativa de tratamento para o esporão.
  • As palmilhas ortopédicas estão entre os tratamentos mais indicados para o esporão, porque atuam diretamente sobre a calcificação óssea, corrigindo-a, por consequência, também diminuem as dores.

Mas realmente nada disso substitui uma análise clínica, por isso, ao menor sinal de que você pode estar com esporão, procure um médico ortopedista e siga todas as orientações dele corretamente.

O sintoma mais comum que indica o esporão são as dores na região do calcanhar. Elas podem ser repentinas, fazendo a pessoa sentir como se levasse uma faca, por exemplo, ou podem ser constantes e intensas. Você perceberá que a dor é aliviada quando você está relaxando, sentado ou deitado, sem colocar os pés no chão, e aparece ao se levantar e começar a realizar atividades cotidianas.

A rigidez nos músculos dos pés e das panturrilhas, especialmente quando se manifesta pela manhã, é outro sintoma a ser levado em consideração.

Existem algumas formas de prevenir o problema: faça alongamentos antes de praticar atividades físicas, respeite os limites do seu corpo e jamais o sobrecarregue, prefira sapatos que sejam extremamente confortáveis e justos aos pés, ao sentir dores no calcanhar, suspenda a atividade que está realizando no momento. Pessoas com excesso de peso têm mais probabilidade de sofrer com o esporão, se é o seu caso, emagrecer um pouco pode ajudar.

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.