Como Desentupir o Nariz

Um nariz entupido pode ser irritante. Muitos ficam assoando o nariz para que novamente voltem a respirar melhor, mas nem sempre funciona. Então, se este é seu caso veja abaixo alguns métodos para desentupir o nariz.


Muitas pessoas pensam que um nariz entupido é o resultado de muito muco nos canais nasais. Porém, um nariz entupido é realmente causado por vasos sanguíneos inflamados nos seios da face. Esses vasos ficam irritados geralmente por um resfriado, gripe, alergias ou uma inflação sinusal.

Índice

Causas do nariz entupido

Como desentupir o nariz

Causas do nariz entupido

Em muitos casos, a congestão nasal é apenas um problema temporário. Então, o que causa o sentimento de nariz entupido? Algumas das seguintes condições podem levar a um nariz entupido:

Infecções virais

O resfriado comum, que é devido a uma infecção viral, é uma das causas mais comuns de nariz entupido. Existem vários vírus que podem causar um resfriado, sendo o rinovírus o mais comum.

Além de um nariz entupido, um resfriado também pode causar espirros, dor de garganta e tosse.

Rinite alérgica

rinite alérgica

A rinite alérgica pode durar várias semanas, mais do que um resfriado ou uma gripe. Não causa febre.

A rinite alérgica ocorre quando o sistema imunológico do corpo reage excessivamente a uma substância que geralmente não é prejudicial. Gatilhos comuns de rinite alérgica incluem pólen, poeira e pelos de animais.

Além de um nariz entupido, os sintomas podem incluir espirros, corrimento nasal e coceira nos olhos. Não está claro por que algumas pessoas desenvolvem rinite alérgica, mas ter um histórico familiar de alergias é um fator de risco.

Rinite ocupacional

A rinite ocupacional é semelhante à rinite alérgica. Pode se desenvolver quando alguém tem uma reação a uma substância em seu ambiente de trabalho. Os sintomas podem incluir nariz entupido, coceira nos olhos e tosse. As pessoas que trabalham com produtos químicos, pó de madeira e grãos podem estar em maior risco de desenvolver rinite ocupacional.

Rinite de gravidez

Gravidez afeta muitas partes do corpo, e isso pode incluir o nariz. Durante a gravidez, aumentam os hormônios, incluindo progesterona e estrogênio. O aumento dos hormônios, juntamente com o aumento do fluxo sanguíneo, pode causar inchaço das membranas mucosas no interior do nariz. Os sintomas podem incluir nariz entupido e espirros.

A rinite na gravidez pode ocorrer a qualquer momento durante a gravidez. Os sintomas geralmente desaparecem logo após o parto.

Rinite atrófica

A rinite atrófica ocorre quando há afinamento e endurecimento das membranas mucosas no interior do nariz. Os tecidos mais finos facilitam o crescimento das bactérias e levam a uma infecção. Crostas também podem se formar dentro do nariz.

A condição é mais comum em pessoas que tiveram várias cirurgias no nariz.

Como desentupir o nariz

Independentemente do motivo de seu nariz entupido, existem maneiras fáceis de aliviá-lo. Aqui estão nove coisas que você pode fazer agora para sentir e respirar melhor.

1. Use um umidificador

Um umidificador fornece uma maneira rápida e fácil de reduzir a dor sinusal e aliviar o nariz entupido. A máquina converte água em umidade que lentamente enche o ar, aumentando a umidade em um ambiente.

Respirar este ar úmido pode aliviar os tecidos irritados e os vasos sanguíneos inchados no nariz e nos seios nasais da face.

Umidificadores também diluem a mucosa dos seios face. Isso pode ajudar a esvaziar os fluidos do nariz e retornar à respiração ao normal.

Coloque um umidificador no seu quarto para aliviar a inflamação causando o congestionamento.

2. Inalação com eucalipto

inalacao de eucatipto

Faça a inalação de eucalipto com água quente, pois o eucalipto é um excelente descongestionante e o vapor irá fluidificar as secreções, o que ajuda a desentupir o nariz.

Para inalar, só é preciso adicionar 3 gotas de óleo de eucalipto em 500 ml de água fervente e fazer a inalação do vapor por 5 minutos. Para o vapor ficar aprisionado, coloque uma toalha de banho sobre a cabeça.

3. Tome um banho quente

Você já teve um nariz entupido e descobriu que podia respirar muito melhor depois de um banho quente? Há uma boa razão para isso. O vapor do chuveiro ajuda a diluir o muco no nariz e reduzir a inflamação. Tomar um banho quente pode ajudar a sua respiração a voltar ao normal, pelo menos por um tempo.

Você pode obter o mesmo efeito respirando o vapor de água quente. Veja como: Utilize uma toalha molhada com água morna sobre a cabeça. Deixe o vapor subir e respire fundo. Tenha cuidado para não queimar o rosto na água quente.

4. Mantenha-se hidratado

beber agua

Mantenha os fluidos fluindo quando o nariz estiver entupido. Quase todos os líquidos podem ajudar a mantê-lo hidratado quando você está doente, incluindo água, bebidas esportivas e até sucos. Eles ajudam a diluir o muco nas passagens nasais, empurrando os fluidos para fora do nariz e diminuindo a pressão nos seios da face. Menos pressão significa menos inflamação e irritação.

Se o nariz entupido for acompanhado por dor de garganta, o chá quente e a sopa também ajudarão a aliviar o desconforto na garganta.

5. Use descongestionante nasal

Para aliviar o congestionamento no nariz, garganta e pulmões, os descongestionantes nasais podem ser úteis, mas apenas a curto prazo.

Sprays nasais podem abrir suas vias aéreas nasais e aliviar os sintomas de sua congestão, para que você possa adormecer facilmente à noite. Para crianças, um aspirador nasal pode ser usado.

6. Use uma compressa morna

compressa no rosto

Uma compressa quente pode ajudar a desobstruir um nariz entupido, abrindo as passagens nasais do lado de fora.

Para fazer uma compressa quente, primeiro molhe uma toalha em água morna. Esprema a água da toalha, depois dobre-a e coloque-a sobre o nariz e a testa.

O calor pode proporcionar conforto de qualquer dor e ajudar a aliviar a inflamação nas narinas. Repita isso quantas vezes for necessário.

7. Tiras nasais

As tiras nasais são normalmente usadas por pessoas com apneia obstrutiva do sono ou que sofrem de períodos de apneia. Mas você também pode usar esse remédio quando estiver lidando com um resfriado. Essas tiras ajudam a abrir suas passagens nasais, a fim de aliviar o congestionamento para que você possa dormir melhor à noite.

8. Sustente sua cabeça

travesseiro extra

Outra maneira de aliviar o congestionamento para uma boa noite de sono é levantar a cabeça. Adicione um travesseiro extra sob a cabeça para que fique posicionado acima do coração para evitar que o fluxo de sangue se acumule no nariz. Quando sua cabeça está deitada de costas, o muco pode acumular-se em seus seios nasais, o que pode entupir as passagens nasais e atrapalhar seu sono.

9. Gargarejo com água salgada

Sua garganta pode ficar um pouco dolorida se você sentir um gotejamento nasal do nariz entupido. Uma das melhores maneiras de resolver este problema é gargarejar com água salgada.

Este remédio caseiro testado e comprovado pode reduzir a inflamação na garganta e ajudar a soltar o excesso de muco.

Com essas dicas, você saberá como desentupir o nariz e assim ficará mais fácil aliviar o desconforto causado pelo nariz entupido!