Como Fazer Brigadeiro: 4 Tipos de Brigadeiros para Fazer

Ele é delicioso e é um dos doces mais famosos do Brasil. Você por um acaso conhece alguém que não goste de brigadeiro? Pois é, nem eu! Ninguém resiste a essa delícia feita com leite condensado, chocolate em pó e margarina. Brigadeiro cai e bem em festas de aniversário, de sobremesa após o almoço, para receber os amigos, enfim, em toda ocasião esse doce é muito bem-vindo.


E você sabe como fazer brigadeiro? Apesar de ser muito fácil, tem gente que erra no ponto, na hora de mexer com o fogo aceso e o doce acaba ficando meio durinho. Mas com bastante atenção é possível preparar u brigadeiro delicioso.

Atualmente, o brigadeiro tem ganhado outras formas e sabores. Tem gente que usa o brigadeiro para fazer tortas, como recheio e até para comer de colher mesmo.

Para quem não sabe, o brigadeiro surgiu nos anos 40 durante a época da campanha eleitora. A Segunda Guerra havia acabado e o Brasil estava prestes a escolher um presidente. Um candidato chamado Eduardo Gomes chamava a atenção entre as mulheres e seu slogan de campanha era “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”.

Algumas simpatizantes do candidato, passaram a realizar festas com o intuito de arrecadar fundos para a campanha de Brigadeiro. Como o leito e o açúcar andava em falta, devido aos transtornos e dificuldades da guerra, as mulheres recorreram ao leite condensado para fazer o doce, e misturaram manteiga e chocolate.

Na época, a iguaria era chamada de “o doce do brigadeiro”, por causa da campanha do candidato. Apesar do sucesso imediato do doce, o candidato Eduardo Gomes não venceu as eleições. Mas não demorou para cair no gosto dos brasileiros, sendo hoje um dos doces mais tradicionais e deliciosos do Brasil.

Apesar de ser conhecido em quase todo o país pelo nome de Brigadeiro, esta iguaria no Rio Grande do Sul é conhecido e chamado por Negrinho.

Como Fazer Brigadeiro

Hoje, com as diversas opções de ingredientes, a gastronomia se encarregou de fazer do brigadeiro um doce múltiplo, podendo ser encontrado em vários sabores.

Existem várias formas e receitas para fazer brigadeiro. Vamos mostrar a vocês algumas dessas maneiras, para que você possa escolher a sua e preparar já um brigadeiro delicioso, seja para uma festa de aniversário, para servir como sobremesa ou até mesmo aquele brigadeiro de panela para comer enquanto assiste Netflix.

como-fazer-brigadeiro-cremoso

Brigadeiro cremoso com leite

Ingredientes:

  • 5 colheres de Nescau bem cheia,
  • 1 lata de Leite Condensado,
  • ¼ de tablete de manteiga sem sal

Dica: Com a lata vazia do leite condensado, acrescente a mesma medida de leite. Essa estratégia de usar o leite é para deixar o brigadeiro bem cremoso e não perder o ponto na hora em que ele estiver no fogo.

Coloque em uma panela o leite condensado, depois o Nescau, misturando tudo até fazer um creme. Isso com o fogo ainda desligado. Agora coloque o leite, pode ser o integral e misture tudo. Ligue o fogo e comece a mexer com o fogo alto.

Quando começar a ficar bem quente, coloque a manteiga, pois é ela que dará a cremosidade do brigadeiro. Para esta receita, escolha uma panela grande, pois quando o brigadeiro começar a ferver, poderá transbordar se a panela for muito pequena.

Enquanto a mistura começa a ferver aos poucos, o brigadeiro vai ganhando cremosidade. Aos poucos ele vai engrossando, e você tem que mexer sem parar para que não fique com bolinhas.

Se o seu objetivo é comer o brigadeiro na colher, pode desligar o fogo assim que ele estiver cremoso e ainda molinha. Agora para enrolar, precisa continuar mexendo um pouco mais, até o creme começar a soltar do da panela. Esse é o ponto do brigadeiro perfeito para enrolar.

como-fazer-brigadeiro-ovomaltine

Brigadeiro de Ovomaltine

Para fazer este brigadeiro você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres de Ovomaltine
  • 1 colher de sopa de margarina

Coloque em uma panela todos os ingredientes, misture tudo ainda com o fogo desligado. Depois que os ingredientes estiverem bem misturados, agora leve para o fogão e comece a mexer com o fogo alto, só depois que começar a ferver você pode abaixar o fogo.

Para enrolar, deixe esfriar e passe um pouco de manteiga nas mãos. Separe um pouco do pó de Ovomaltine para finalizar o seu brigadeiro.

como-fazer-brigadeiro-de-caipirinha

Brigadeiro de Caipirinha

Você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado
  • açúcar cristal
  • raspa de limão
  • 20 gramas de manteiga
  • 50ml de pinga

Em uma panela, coloque o leite condensado e a margarina e comece a mexer, até dar o ponto. Depois, coloque a cachaça e volte para o fogo novamente. Depois que esfriar, enrole, passe o açúcar cristal e as raspas de limão.

como-fazer-brigadeiro-de-pacoca

Brigadeiro de Paçoca

Para fazer essa delícia, você vai precisar de:

  • 2 colheres de chocolate em pó
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de manteiga
  • 150 gramas de paçoca

Coloque o leite condensado, o chocolate e a manteiga, como se fosse fazer o brigadeiro tradicional.

Misture tudo, leve ao fogo e mexa até dar o ponto. Deixe esfriar. Depois de frio, pegue a farinha de paçoca para poder enrolar os brigadeiros com ela.

Veja também: Como fazer pudim

Agora que você já sabe como fazer brigadeiro, é só aproveitar e se deliciar!