Como Fazer Strogonoff de Frango

Um dos pratos mais amados do Brasil e da culinária ocidental, o strogonoff, foi criado na Rússia e depois levado para a França durante a Revolução Russa, em 1917. No país da Torre Eiffel, o strogonoff foi aperfeiçoado e incrementado para que agradasse o paladar da nobreza. Aqui no Brasil muitas variações foram criadas e hoje já é possível encontrar strogonoff feito com vários tipos de carnes, com ingredientes diferentes, com temperos variados e até versões doces: o strogonoff de nozes e  strogonoff de chocolate.


Para você que adora strogonoff, mas prefere o de frango, aqui vão algumas dicas de como fazer strogonoff de frango e de como incrementar a sua receita para deixar seus convidados com aquele gostinho de quero mais.

Receita americana de strogonoff de frango

A receita americana de strogonoff de frango é chamada assim por conta do ketchup e da mostarda. No Estados Unidos as pessoas gostam de colocar ketchup em qualquer alimento. No caso dos brasileiros, o que vai na receita é o molho de tomate para deixar o molho mais rosado. Por aqui as pessoas também costumam fazer com molho branco, o que dispensa qualquer produto que leve tomate em sua composição.

Veja também Como Fazer Molho Branco.

Ingredientes do Strogonoff de Frango

  • Frango: o ingrediente principal da receita. A quantidade depende da demanda. O ideal é que ele esteja cortado em cubos. Logo, ao comprar o frango no mercado, o mais correto é comprar peito de frango ou file de peito, já que estas são as partes utilizadas na receita;
  • Margarina: ela será a substituta do óleo na panela. O sabor fica melhor e a receita com um gostinho diferente;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Creme de leite: aqui a quantidade também é de sua escolha. Para porções pequenas uma lata basta, mas para receitas maiores, é necessário medir corretamente para obter um molho no ponto ideal. Outro ponto importante: o creme de leite não pode ter o soro. Ele pode fazer com que o molho azede ou desande;
  • Alho e cebola a gosto;
  • Ketchup;
  • Mostarda;
  • Champignon e conhaque (toque especial).

Modo de preparo

Coloque numa panela a margarina, o alho e a cebola para dourar. Em seguida coloque o frango já cortado em cubos para que ele pegue o gosto, mas não precisa ficar dourado, já que o strogonoff não exige o frango douradinho. O sal e a pimenta são para dar ainda mais gosto para o strogonoff. Quando tudo isso já tiver sido feito e o frango já estiver num ponto ideal de fritura, basta acrescentar o creme de leite, misturar bem e cuidar para que não passe do ponto.
O ketchup é o diferencial na receita.

Após colocar o creme de leite, acrescente ketchup e a mostarda a gosto. O champignon pode ser incluído nesta hora também. Espere alguns minutos e sirva.

A receita com conhaque serve para flambar o frango. É um tipo de strogonoff diferente com frango mais douradinho. Você deve fazer o procedimento antes de incluir o creme de leite. As chamas causadas pelo conhaque podem assustar, mas não se preocupe. De qualquer forma, é necessária certa habilidade para este prato. No fim, o gosto compensa o trabalho!