Como Funciona as Milhas no Cartão de Credito

As operadoras de cartão de crédito têm aderido cada vez mais frequentemente aos programas de milhas, que são pontos creditados no seu cartão conforme as suas compras, mas Como Funciona as Milhas no Cartão de Credito?


Na maioria dos cartões que têm associação automática com programas de fidelidade não é cobrada taxa adicional alguma por este serviço. Contudo, as taxas administrativas anuais destes cartões costumam ser mais altas do que as dos cartões que não têm vinculação com programas de milhas.

Para os consumidores que costumam viajar com frequência de avião, essa taxa anual mais alta cobrada pelos cartões com associação a programas de fidelidade acaba sendo compensada, pois os pontos adquiridos através de suas compras podem ser trocados por passagens áreas.

Mas para usar esses pontos acumulados, antes você precisa aderir ao programa de fidelidade de alguma companhia área com a qual o seu cartão possua parceria. Por exemplo, para transferir pontos do seu cartão de crédito “A” para o programa de milhas “B”, você antes precisa fazer a inscrição no programa de fidelidade da companhia área que oferece o programa de milhas “B”.

Uma Dica Importante

Caso você esteja planejando viajar de avião em breve, ou é alguém que viaja frequentemente por este meio, vale a pena aderir aos programas de fidelidade das companhias aéreas parceiras do seu cartão de crédito. Isso garante uma boa economia na hora de viajar.

Outra dica para quem têm preferência por determinada companhia área é optar por um cartão de crédito que possua parceria com tal companhia.

Principais programas de fidelidade

Hoje existem inúmeros programas de milhas, nos quais os mais populares são o TAM Fidelidade e o Smiles. Para se inscrever em um deles basta procurar por seus parceiros.

Como é o Acúmulo de Milhas

O acúmulo de créditos conversíveis em milhas é baseado no valor da sua fatura. E como as milhas podem ser trocadas por passagens áreas internacionais, que normalmente têm seu preço vinculado ao dólar, e pelo fato do dólar ser uma moeda forte, esse valor é convertido em dólares.

Funciona mais ou menos assim: vamos supor que a sua fatura do mês veio R$ 1.200,00 e o dólar esteja custando R$ 3,00. Basta dividir o valor da fatura pelo valor do dólar, que neste exemplo o resultado será 400 dólares, o que significa 400 pontos em milhas. Pois, para cada dólar gasto você ganha 1 ponto.

Em alguns cartões de crédito, aqueles com a marca do programa de fidelidade impressa, essa relação dólar/milha é maior. Podendo varia de 1,3 milhas até mesmo 2 milhas por dólar gasto.

Como Converter Seus Pontos em Milhas

A conversão pode ser gratuita ou cobrada uma taxa por ela, e isso depende do programa e do cartão que você possui. Mas normalmente a transferência é feita pelo próprio site das empresas, de maneira bastante simples.

Alguns cartões possuem um limite mínimo de pontos para ser convertidos. Por isso, é importante ler com a atenção as regras do seu cartão.

Validade dos Créditos Acumulados

A validade das milhas acumuladas no seu cartão depende do programa ao qual você está inscrito. Em alguns programas esta validade é mais curta, de 2 anos por exemplo, já em outros casos ela pode não vencer enquanto o seu cartão estiver ativo.

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.