Como Se Organizar para Procurar Emprego

As notícias sobre o desemprego que temos ouvido por aí infelizmente não tem sido muito boas para quem está à procura de uma vaga. Mas na hora de procurar por um emprego novo, o melhor a se fazer é ter confiança em si mesmo e se preparar bem para poder se diferenciar. Pode ter certeza que há sempre alguma vaga de emprego que se encaixa perfeitamente com as suas experiências e a empresa está somente esperando um candidato que seja exatamente como você para preenchê-la.


Então, nada de desanimar! Se você está desempregado, presta atenção, pois separamos algumas dicas para facilitar sua procura, e te ajudar a saber como se organizar para procurar emprego. Vamos a elas!

Defina seu objetivo

O primeiro passo é saber em que tipo de vaga você se encaixa melhor. Que emprego você está buscando? O que você precisa fazer para preencher a vaga que tanto deseja? Se acha que seu currículo não está à altura da vaga que deseja, procure por cursos que você pode fazer e não fuja do seu objetivo!

Anote tudo

Mantenha uma agenda, caderno, de papel ou digital, tanto faz. Qualquer coisa que te ajude a guardar as informações, anotar compromissos e tarefas do dia. Assim, o seu dia pode começar com uma boa olhada nela, e terminar com suas anotações sobre o que deve fazer no próximo dia.

Inscreva-se nos sites de vagas

Atualmente, a melhor forma de conseguir uma nova colocação é pela internet. Ainda há algumas vagas em jornais, mas as melhores delas estão online. Além do mais, é mais rápido e prático de enviar seu currículo. Muitos destes sites são gratuitos e você não paga nada para concorrer às vagas. Preencha seu currículo com cuidado e com as informações de contato atualizadas. Tome muito cuidado com erros de digitação, revise bem antes de enviar!

Crie uma rotina

O ideal é você criar uma rotina, para não se perder com as distrações do dia a dia. Mesmo que esteja desempregado, acorde cedo. Lembre que há mais pessoas se candidatando às mesmas vagas, e quanto antes você se candidatar, melhor. Faça as buscas todos os dias, olhando todos os sites possíveis, que tenham divulgação de vagas. Envie seu currículo para todas que tenham a ver com o seu perfil e espere pelas entrevistas.

Avise seus conhecidos

Muitos empregos acontecem através de indicação. Então avise seus amigos e antigos colegas de trabalho que você está disponível e procurando por um novo emprego. Assim eles podem te avisar caso saibam de algo antes que seja publicado.

Mantenha-se focado

Procurar emprego é uma tarefa que pode levar um tempo, principalmente se você ainda não tem todas as qualificações necessárias. Mas não perca o foco. Se você tem certeza do que quer e sabe que pode fazer melhor, continue procurando com afinco, todos os dias. Não desanime. Muitas vezes você achará que está demorando demais ou que o telefone nunca toca para uma entrevista. E é por isso que você precisa ter tudo planejado e se inscrever no maior número de vagas possível. Pode ter certeza que, com estas dicas de como se organizar para procurar um emprego, em algum momento você receberá a ligação que mudará a sua vida.