Como Usar Azeite de Oliva no Cabelo

Você sabia que a grande estrela da culinária mediterrânea também pode fazer muito bem ao seu cabelo? Sim, estamos falando do azeite de oliva, conhecido há séculos pelos benefícios que traz à nossa saúde. Atualmente, os poderes desse óleo vegetal têm rapidamente ganhado popularidade, e também no que diz respeito à beleza, principalmente a da pele, das unhas e dos cabelos.


O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, além de ser um poderoso antioxidante. Nos cabelos, hidrata, dá brilho, protege e nutre profundamente. Repara as cutículas do fio, melhora a textura e age como um condicionador natural e controla a caspa.

Veja também como eliminar a caspa com remédios caseiros.

Para fazer a aplicação, deve-se usar o azeite extravirgem, extraído a frio e com acidez máxima de 0.1% a 0.5%, não sendo recomendável a utilização acima disso. Todas essas informações estão no rótulo, e o azeite de oliva pode ser de qualquer marca de sua preferência.

Azeite de oliva: fácil e rápido de aplicar

Dependendo do seu tipo de cabelo, talvez você precise fazer uma mistura com hidratante ou queratina. Porém, os benefícios do óleo de oliva no cabelo podem ser conseguidos quando aplicamos puro, mesmo com o cabelo por lavar. Vamos agora mostrar um passo a passo, para que você possa fazer em casa, e sem ajuda:

1 – Coloque 1/2 xícara de azeite de oliva num recipiente que possa ser levado ao micro-ondas e aqueça por 20 segundos. (se o cabelo estiver muito comprido, use 1 xícara do azeite de oliva)

2 – Proteja os ombros e a roupa com uma toalha

3 – Ponha uma quantidade pequena de azeite de oliva na mão, espalhe pelo cabelo e massageie bem. Observação: se seu coro cabeludo estiver oleoso, não deixe o azeite entrar em contato. Se ao contrário, o couro cabeludo estiver seco ou ressecado, massageie o azeite também nesta região. Repita o procedimento várias vezes, até todo o cabelo estar coberto com o azeite de oliva.

4 – Enrole o cabelo, prendendo-o na cabeça, e com uma touca plástica, envolva todo ele.

5 – Deixe agir entre 30 minutos e 1 hora.

6 – Lave o cabelo com um xampu suave, até tirar todo o azeite. Depois, repita a operação com seu xampu de preferência.

Você pode aplicar até duas vezes por semana, dependendo do estado do seu cabelo. Diminua as aplicações à medida que for alcançando o resultado esperado. Depois de recuperado, basta fazer a aplicação a cada 15 dias.

Já a partir da primeira aplicação, você notará que seu cabelo está muito mais macio e maleável, além de estar com um novo brilho. Para completar seu tratamento de beleza, você pode utilizar também o azeite de oliva para limpar e hidratar a pele, retirar maquiagem, amolecer as cutículas, raspar as pernas e realçar cílios e sobrancelhas.

Além de todas essas utilidades cosméticas, você deve se habituar a usá-lo nas saladas e pratos que prepara. Desta forma, você poderá aproveitar de todos os benefícios que esse óleo mágico pode lhe oferecer, por dentro e por fora.