4 Motivos para Deixar de usar Saltos Altos

Os saltos altos são bastante elegantes, disso não há dúvidas. Mas qualquer mulher que já usou uns saltos altos sabe o quão desconfortável pode ser. Muitas mulheres acabam tendo bolhas, dores nas costas, feridas, o que indica que eles não são nada bons para a saúde.


Os saltos altos podem sim trazer vários malefícios, pelo que se é adepta deste tipo de calçado, talvez seja hora de reduzir o seu uso. Se há ocasiões onde deseja usar saltos, compense durante os outros dias usando calçado mais confortável. A variedade no mercado é muita, e é possível andar elegante mesmo sem saltos. Confira aqui os malefícios e muda o seu estilo de vida.

Desconforto

desconforto-salto-alto

Como já referimos, andar de saltos é desconfortável. Ao andar um dia inteiro com este calçado é impossível não sentir dores nos pés. Além disso algum calçado deste género magoa os dedos, e aperta os pés, principalmente os sapatos em bico.

Normalmente o formato deste tipo de sapato não é confortável no pé, tornando o seu dia muito mais cansativo mesmo que não ande muito a pé.

Se usar um calçado confortável durante uns dias vai notar a diferença e os seus pés agradecem.

É perigoso

perigo-salto-alto

Quem não prendeu já o salto do seu sapato num buraco no piso, em chão irregular ou em alguma grelha? Ficar preso em algum lugar pode causar uma queda, torção, ou um tropeção grande.

Dependendo se está à beira de uma estrada ou numas escadas, isso pode causar situações bem graves e perigosas.

Evite usar saltos muito fininhos, estes são propícios a este tipo de acidentes. Se não consegue viver sem os saltos, pode usar modelos em cunha, evitando pelo menos este problema.

Se conduz, os saltos também podem ficar presos ou dificultar a condução. Se precisar de travar de repente é muito mais fácil fazê-lo se tiver um sapato sem salto. Mais uma vez, se não consegue andar sem eles, use umas sabrinas ou um sapato sem salto para conduzir.

Faz mal à saúde

bolha-no-pe

Usar saltos pode provocar:

  • Feridas
  • Joanetes
  • Calos
  • Unhas encravadas
  • Tendinites
  • Bursite no pé
  • Problemas nos joelhos e tornozelos
  • Problemas de coluna
  • Deformar os pés

Veja também:  Como se livrar das unhas encravadas

Para além disso, o uso de saltos ainda dificulta a circulação sanguínea, o que pode piorar varizes. E estes são apenas alguns dos problemas causados.

Não é tão elegante assim

sapatilha

Pode até ser sexy quando combinado com algumas roupas, aí não há dúvidas. Mas pense como os seus pés vão ficar feios após anos de uso de saltos altos.

Quando for altura de usar sandálias terá os pés feridos, com bolhas, calos ou problemas piores. Além disso a evolução da moda faz até com que nem todos os looks atuais fiquem bem com saltos altos.

Há uma enorme variedade de calçado adaptado aos vários estilos. Mesmo para sair à noite, umas sabrinas podem ser muito mais confortáveis.

Qualquer mulher prefere dançar sem dores nos pés certo? Uma mulher cheia de dores não vai ser tão divertida assim e vai parecer muito menos glamourosa ou sexy. O conforto deve vir em primeiro lugar.

Algumas dicas:

Embora o uso de saltos seja desaconselhado, não quer dizer que não o possa fazer de vez em quando. Mas se o for fazer, tente pelo menos seguir estas regras:

  • Use saltos até 5 cm. Isto permite uma melhor distribuição do seu peso sobre o pé.
  • Escolha o calçado mais confortável possível. De preferência modelos mais largos à frente, e que não apertem nenhuma parte do pé.
  • Não use saltos muito fininhos. São mais perigosos e dificultam o andar.
  • Coloque umas palmilhas confortáveis. Há palmilhas feitas para deixar este tipo de calçado mais confortável
  • Tente alternar o uso de saltos com dias de “descanso” para o seu pé.