Como Desinchar a Boca Rápido – Dicas Fáceis e Simples

Algumas situações permitem que você possa tratar de forma caseira um inchaço nos lábios, trataremos então de como desinchar a boca, dando dicas que realmente funcionam para desinchá-la. Será importante, também identificar o motivo do inchaço para que saiba se será necessário procurar ou não uma ajuda médica para não agravar a situação.


Depois de verificar se o caso é algo simples ou não, você poderá aplicar as dicas e saberá os métodos eficazes de como desinchar a boca.

Então, como desinchar a boca rápido?

Vamos ao que interessa! Seguem as dicas que realmente funcionam e desincham rapidamente sua boca:

1. Digamos que o inchaço seja por conta de um machucado, então o primeiro passo será aplicar uma compressa de água morna ou quente, repetindo a aplicação em movimentos circulares. Isso fará com que os líquidos ali retidos desapareçam de forma gradual.

2. Depois da aplicação da compressa quente, você irá alternar de 15 em 15 minutos com a compressa de gelo, também deverá ser aplicada em movimentos circulares. Isso permitirá que o sangue circule melhor no local, fazendo com o que o próprio corpo trabalhe para desinchá-lo.

3. Você também aplicar as compressas de gelo junto com Aloe Vera (babosa), pois as propriedades medicamentosas possibilitam uma melhor cicatrização, realizando uma melhora de forma mais lenta, caso tenha tempo. No caso da Aloe Vera, você poderá comprar um gel que tenhas as propriedades ativas ou, caso possua forma de obtê-lo na forma bruta, passe o gel que está folha.

4. Também existe a opção de acrescentar o Sal às compressas de água morna e gelo, pois o sal também possui propriedade para absorver líquidos retidos, que é o que ocorre quando há inchaços.

No entanto, acontece de você não ter como realizar nenhum desses procedimentos, mas deseja disfarçar o inchaço, existem técnicas de maquiagem que são muito úteis para isso.

Quando os inchaços exigem um cuidado maior?

Existem alguns inchaços que não são por machucados ocasionais, mas são inchaços ocasionados por uma reação alérgica ou ainda podem ser futuras erupções ocasionadas por Herpes.

Em caso de inchaços ocasionados por uma reação alérgica, procure imediatamente por um hospital, caso nunca tenha acontecido principalmente, pois poderá evoluir do inchaço nos lábios até um inchaço na garganta.

Em algumas situações a reação alérgica poderá ser fatal, por isso, a importância de procurar um médico. Nem sempre é possível identificar o que ocasionou a alergia, por isso fique atento.

No entanto, caso tenha sido por mordida de um inseto, mencione esta informação ao médico, mas não deixe de procurar um serviço de emergência o mais rápido possível.

Além de reações alérgicas outro motivo que poderá ocasionar o inchaço na boca, são as infecções bucais, a mais comum é o do vírus do herpes, portanto verifique se possuem bolhas, feridas, glândulas inchadas ou sintomas semelhantes aos da gripe.

No caso de vírus do herpes, também deverá procurar por ajuda médica para um diagnóstico mais preciso e para passar a medicação antiviral ou antibiótica. Enquanto, não toque nos lábios, beije ou faça sexo oral, além de compartilhar objetos pessoais.

Veja também: Como tratar e evitar lábios ressecados

Quando os inchaços não somem, o que fazer?

Em caso do inchaço persistir, é importante procurar ajuda médica, existem alguns casos que o inchaço é um sintoma de uma doença mais séria e que precisa ser tratado.

As possibilidades são:

  • Inchaço nos lábios durante a gravidez pode ser indício de um pré-eclâmpsia, sendo algo muito sério, procure imediatamente um médico;
  • Inchaço também pode ser uma das reações de medicamentos antidepressivos, tratamentos hormonais e medicação de pressão arterial;
  •  Insuficiências cardíacas, renais ou hepáticas também podem ocasionar inchaço, mas não somente nos lábios, podem ser em outros locais também.

Desta forma, fique sempre atento, pois tanto pode ser uma coisa mais simples quanto uma coisa mais, nos casos que sejam mais simples. Você poderá utilizar as dicas de como desinchar a boca mais rápido.