Como fazer detergente caseiro

Os produtos de limpeza que compramos nos supermercados, na sua grande maioria, são agressivos para o ambiente e contribuem para o aumento da poluição no planeta. Contudo, os detergentes são indispensáveis no nosso dia-a-dia, pois sem recurso a estes líquidos não conseguimos eliminar as teimosas nódoas de gordura que surgem nas nossas roupas, louças e diversas superfícies. Os detergentes que encontramos nas grandes cadeias comerciais não são biodegradáveis e a maior parte é feita a partir de aquil benzeno sulfonato de sódio, que é prejudicial para o ambiente. Os detergentes biodegradáveis possuem menos fosfato e têm uma cadeia linear, o que tem menos impacto negativo para o ambiente. Além de serem mais amigos do ambiente, os detergentes biodegradáveis caseiros são muito mais económicos que os detergentes tradicionais.


Receitas simples para fazer detergente caseiro e as vantagens de os utilizar!

Detergente caseiro multi-funções

Este é um detergente que serve para limpar quase tudo e está especialmente aconselhado para superfícies de mármore e outras semelhantes. Vamos precisar apenas de 1 litro de água morna e de 3 colheres de sopa de bicabornato de sódio. Basta juntarmos os dois ingredientes e aplicar na superfície que queremos limpar com um pano ou com uma esponja!

Limpa-vidros

Para limparmos os vidros é aconselhável utilizar vinagre. Esta receita é também muito simples. Precisamos de meio litro de vinagre e de meio litro de água. Basta juntar os dois líquidos numa garrafa com pulverizador e limpar os vidros normalmente. As nódoas mais difíceis não serão capazes de resistir!

Detergente líquido para a roupa

Para lavar a roupa precisamos de um detergente mais elaborado. Para este detergente, necessitamos dos seguintes ingredientes:

– 2 sabões de azeite naturais

– 12 litros de água

– 250 gramas de bicabornato de sódio

– 250 gramas de cabornato de sódio

– 1 balde ou bacia

– película aderente

Preparação:

Triture os sabões de azeite muito bem. De seguida, coloque o sabão triturado numa panela com 2 litros de água e deixe ferver, até que o sabão fique totalmente dissolvido. Coloque 10 litros de água quente numa bacia ou num balde e misture a quantidade de bicabornato de sódio e de cabornato de sódio. De seguida acrescente a mistura do sabão. Cubra o recipiente onde o detergente se encontra e deixe repousar durante 12 horas. Após este período, pode utilizar o detergente para lavar a roupa normalmente. Aconselhamos a que junte algumas gotas de alfazema ou de lavanda para conferir um cheiro mais intenso ao preparado.

14 nódoas mais comuns: Como limpar e retirar

Detergente para limpar a casa de banho

Este detergente é mais forte e mais intenso e por isso é adequado para limpar zonas mais difíceis, como chãos de casa de banho, sanitas e lavatórios. Precisamos apenas de ¾ de água, ¼ de vinagre e 2 colheres de sopa de bicabornato de sódio. A preparação é muito simples: basta misturar todos os ingredientes e deixar que se dissolvam naturalmente. Depois é só aplicar na superfície que pretendemos limpar e deixar atuar durante uns minutos.

Vantagens de utilizarmos detergentes caseiros

– Os produtos industrializados contêm um grande número de químicos que entram em contacto connosco diariamente. A longo prazo, isso pode trazer consequências nefastas para a saúde. Pelo contrário, os detergentes caseiros apenas contêm produtos naturais, o que os torna menos agressivos para o nosso organismo.

– São menos poluentes. O planeta é a nossa casa, mas nem todos temos consciência de que se não tratarmos dele da forma correta, em breve poderemos ficar sem lar. Os detergentes comuns não sm matérias-primas bastante baratas. Além disso, com uma quantidade reduzida de matérias não biodegradáveis e contribuem para a formação de espumas nos mares e nos rios, o que aumenta a sua poluição e os torna mais perigosos para as espécies que lá habitam.

– São muito mais económicos. Os detergentes comuns são caros e os detergentes caseiros utiliza -primas conseguimos fazer uma grande quantidade de detergente.

Os detergentes caseiros são muito simples de se fazer e contribuem para um planeta mais saudável. Cabe a cada um de nós reduzir o impacto das nossas ações no meio ambiente e convém relembrar sempre que o planeta é de todos nós e que cada ação que tomamos vai ter consequências na Terra!