A essência de baunilha ou extrato de baunilha são extraídos da fava de baunilha, sendo usadas como agentes aromatizantes em sobremesas, pães, bolos, pudins, coberturas e etc.
publicidade
Quando a época das festas se começa a aproximar previna-se de antemão com uma boa quantidade de essência de baunilha caseira e natural.
Se já tem alguma experiência na confecção de bolos e pasteis sabe bem o quão importante é ter a essência de baunilha sempre à mão. Embora esteja disponível em vários supermercados ela é comercializada em quantidades muitas pequenas e por isso acaba por ser dispendiosa. Veja como fazer essência de baunilha em casa é surpreendentemente fácil e barato.
Preparar essência de baunilha
Antes de começar a preparar a essência é preciso ter já separado alguns itens para o preparo, os itens são:
- Vagens de baunilha (qualquer tipo)
- 1 garrafa de álcool de volume superior a 70% (Rum ou Vodka funcionam melhor)
- Recipiente estanque
Existem diversos tipos de baunilha, Madagáscar, Mexicana, Indiana e etc… Todos eles podem ser utilizados para fazer essência de baunilha.
Corte as vagens a meio e faça também um golpe longitudinal para as abrir. É importante que a vagem seja aberta para que o seu sabor impregne o álcool. Utilize 1 vagem por cada 50ml de álcool.
Coloque a baunilha num recipiente que não entre ar.
Para o álcool pode utilizar qualquer tipo acima de 70% de volume. Geralmente a vodka e o rum baratos funcionam bem pois não possuem um sabor demasiado acentuado.
Quanto mais barato o álcool melhor pois em princípio contém menos ingredientes aromáticos e mais álcool puro.
Guarde num local fresco e seco. O tempo de apuração leva algumas semanas no mínimo 5. Agite um pouco o frasco de semana a semana.
Veja também: Como fazer nutella caseira
Com o tempo o líquido ganhará coloração e sabor. Quanto maior o tempo de apuração mais intenso será o sabor.