Como Identificar Pedras Preciosas na Natureza

Quem não gostaria de saber identificar uma pedra preciosa em sua forma bruta? Afinal nunca se sabe quando tropeçará em uma. Listaremos algumas dicas de como identificar pedras preciosas.


Sabemos que as pedras preciosas são extremamente raras, por isso o seu alto valor, por muitas décadas homens arriscaram suas vidas escavando minas realizando a busca por elas.

No entanto, não encontraremos essas pedras já lapidadas, brilhando aos nossos olhos, por isso como identificar pedras preciosas em seu estado bruto é imprescindível.

Como identificar pedras preciosas?

Para os leigos no assunto, seguem algumas dicas importantes para facilitar a busca por esse tesouro perdido.

Por isso, seguem os passos para saber identifica-las:

  1. Em primeiro lugar, procure por uma pedra específica, pesquise sobre ela, visto que existem muitas pedras preciosas na natureza e para não confundir, já que estarão em estado bruto, melhor escolher uma;
  2. Escolhendo uma pedra particular, você pesquisará esta pedra em seu estado natural, procure saber como ela é, onde é possível encontrar, ou seja, qual o local propício para se formar esse tipo de pedra;
  3. Também poderá visitar museus e exposições, neles você poderá obter acesso à pedra no estado natural. Além de algumas informações específicas a seu respeito;
  4. Depois de estudá-la, procure o local da natureza ou região onde será mais propício o seu aparecimento, por isso é importante procurar por pedras originárias em nosso país;
  5. Não somente conhecer importa, mas precisa de materiais específicos para este trabalho, tais como:
  • Lâmina de aço, pode ser canivete;
  • Uma placa de porcelana branca não esmaltada;
  • Imã;
  • Lupa (com aumento de até 10x);
  • Ácido clorídrico diluído em 90% de água;
  • Lâmpada de luz violeta;
  • Pedras semipreciosas.

Os instrumentos de auxílio, para que servem?

No item anterior, relacionamos alguns materiais que irão auxiliar na identificação da pedra preciosa, realizando uma espécie de conferência se a pedra que achou é ou não preciosa.

Por isso, iremos explicar respectivamente cada um deles:

  • Bem, conhecendo a forma da pedra, poderá identificá-la pela cor, pois na forma natural também há meios de saber sua cor bruta, sem ser a que vemos após sua lapidação, por isso é necessário parti-la ao meio, utilizando a lâmina de aço;
  • Conhecer a dureza do material também é importante, pois sabemos que pedras como, por exemplo, o diamante, conhecida como a pedra mais dura, você não consegue quebrá-la ou riscá-la, apenas se riscar com outro diamante, por isso, utilize pedras semipreciosas;
  • A lâmpada ultravioleta irá permitir que você identifique uma pedra preciosa que reaja a ela, devido à sua fluorescência e fosforescência;
  • Também poderá usar o magnetismo a seu favor levando um imã, pois algumas pedras preciosas são atraídas por esse magnetismo.

Além desses materiais, você poderá pesquisar por outros que possam auxiliar nesta tarefa, por isso é importante a pesquisa antes de realizar a busca.

Também saber o formato é importante, por exemplo, o Quartzo tem forma de prisma, entre outros tipos, por isso, é bom estudar sobre o assunto.

Conhecer sobre a morfologia das pedras ajudará na pesquisa para identifica-las, além disso, poderá obter uma tabela ou livro criados pelo próprio Instituto Gemológico da América (IGA).

Além disso, cuidado com as pedras sintéticas, geralmente possuem estruturas semelhantes, composições químicas ou propriedades físicas, mas são criadas em laboratório.

Poderá descobrir se é sintética pelos padrões curvilíneos que possui em sua estrutura ao invés de angulares.  Caso encontre bolhas de gás dentro das pedras, é um indício de que é sintético, porém podem surgir em raras exceções em verdadeiras.

Veja também: Como decorar seu jardim gastando pouco

Existe a possibilidade de criarem pedras com dois materiais diferentes, um material precioso e o outro não. Poderá confirmar através de uma lanterna que com bastante atenção poderá ver diferença no brilho.

Portanto, é importante ter bastante cuidado, bastante conhecimento sobre o assunto para saber como identificar pedras preciosas.