Importar da China – Saiba Quais Cuidados Você deve Ter

. Todo mundo que quer empreender, quer importar da China, mas para isso devemos ter cuidados ao importar da China. Como tudo na vida, a importação também tem seus riscos, e devemos estar preparados para determinados imprevistos.


Que cuidados devemos ter ao importar da China?

Comprar da China, em alguns casos, pode ser considerado golpe. Por isso, lembre-se que ao chegar no Brasil, também existe a questão do imposto. Vamos mostrar 5 cuidados essenciais, para que você possa ganhar dinheiro sem dor de cabeça.

1- Se você quer revender produtos da China, saiba que o processo é extremamente legalizado, mas para que você não tenha prejuízo com os impostos de lá, você deve dar uma lida na legislação. Em caso de dúvidas, peça ajuda para um advogado especialista em leis internacionais.

2- Dê preferência a produtos que não sejam difíceis de transportar. Esses produtos geralmente, não possuem tanta cobrança de impostos, o valor cobrado atualmente, está em US$ 100,00.

3- Se você pretende ser discreto, quando você faz importação de  produtos pequenos, você gasta menos com impostos, e ainda não chama tanta atenção da alfândega do Brasil.

4- Evite importar os seguintes produtos:

  • Remédios;
  • Enlatados;
  • Alimentos;
  • Armas de brinquedo;

5- Produtos sem procedência, certamente podem ser barrados na Polícia Federal Brasileira, por isso, não caia na conversa de vendedores, caso eles tentem te vender alguns desses produtos.

Porque importar é um risco?

Seja do EUA, Europa e mesmo na China, a importação sempre pode trazer riscos. Para empresários que pretendem importar, vamos exibir algumas dicas importantes.

Em determinadas situações, quando não apresentamos a pedida documentação necessária, a Receita Federal pode acabar impedindo a comercialização do produto. E também aplicar multa sobre a pessoa ou empresa que realizou a compra.

Confira se o produto possui NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), esta nomenclatura tem por função, fazer a regulamentação de produtos que são exportados, conforme as exigências do Mercosul.

Todos os países integrantes do Mercosul, têm o Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias, que faz a categorização desses produtos importados.

O que é a Licença de Importação?

De acordo com o tipo do produto, você deve saber se existe uma licença específica para que você possa fazer a comercialização, sem correr o risco de ser barrado.

Já se sabe que, boa parte dos produtos estão isentos de licença, mas para produtos muito específicos, como alguns remédios, pode ser que precise, e você deve se informar para poder ter a licença.

Em resumo

Os cuidados ao importar da China, são similares aos de outro país, você deve ter cautela com produtos grandes e muito caros. Verificar documentos necessários para autorização, e saber como revender de forma coerente determinado tipo de produto. Nunca se esqueça de olhar o valor dos impostos, com certeza, se você der preferência para produtos menores, a despesa não será tão grande.

Sabemos que, há uma variedade de produtos leves que podemos revender sem ter dor de cabeça. E ainda ter um dinheiro extra dentro da lei.

Procure investir inicialmente pequenas quantias, faça testes até ajustar e conhecer como funciona.