Como Fazer Massinha de Modelar em Poucos Passos

As massinha de modelar são uma das melhores opções de diversão para as crianças, podendo estimular a criatividade e a imaginação ao mesmo tempo, além de também poderem ser utilizadas de forma educativa em diversas atividades infantis.


Mas a diversão pode ser ainda maior com a preparação da massa de modelar em casa, e a forma de se fazer é tão fácil que as próprias crianças podem ajudar na preparação, servindo-lhes como aprendizado e divertindo-se fazendo sua própria massa de modelar.

Ingredientes

Para fazer massa de modelar, serão necessários os seguintes itens:

  • Uma xícara de sal
  • Quatro xícaras de farinha de trigo
  • Um copo e meio de água
  • Três colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício

Modo de preparo da massa de modelar

massa de modelar

O modo de preparo da massinha de modelar é bem simples e fácil de fazer, podendo ser feito pelas próprias crianças com a supervisão e auxílio dos pais. O primeiro passo é misturar, em um recipiente, a farinha e o sal, adicionando-se em seguida a água e o óleo.

Após colocar os ingredientes na vasilha ou recipiente utilizado, estes devem ser misturados até que formem uma massa homogênea, adicionando um pouco mais de farinha caso esteja muito mole ou água no caso de a mistura estar muito seca, o que poderia tornar-lhe quebradiça.

Após a mistura atingir a homogeneidade necessária, o último ingrediente pode ser adicionado: o corante, para que a massinha tenha a tonalidade desejada. Podem ser utilizados corantes como o colorau, para massinhas de tonalidades avermelhadas ou alaranjadas, ou também suco de frutas em pó para conseguir outras cores. Para uma massa de modelar branca, basta não adicionar nenhum tipo de corante.

Depois de pronta, a massinha pode ser armazenada na geladeira, em recipientes secos, de modo que pode durar por muito tempo para as brincadeiras das crianças sem que se desgaste ou se torne muito seca.

A massa de modelar feita em casa proporciona ainda diversas vantagens, por ser completamente comestível, evitando o risco de intoxicações, por exemplo, além de não deixarem odores ou manchas como os modelos de massas de modelar industrializadas.