Como Fazer um Delicioso Pão Caseiro de Frigideira

Quem nunca se deliciou com o cheirinho de um pão caseiro de frigideira saindo do fogo? Se você nunca teve esse privilégio, não sabe o que está perdendo!


É um aroma inconfundível, muito convidativo e que dá água na boca!

Se você quer experimentar a sensação de ter um pão quentinho e feito na hora por você, está no lugar certo!

Nesse post vou lhe ensinar como fazer o famoso piadina, também chamado de pão caseiro de frigideira.

Essa é uma receita italiana bem fácil e rápida de ser feita, com ingredientes bem fáceis de serem encontrados. Confira!

Como preparar pão caseiro de frigideira

Tudo o que você vai precisar para fazer um delicioso pão caseiro de frigideira é:

  • Três xícaras de chá de farinha de trigo;
  • Um pacote de fermento em pó, pode ser biológico ou químico. Fica a seu critério;
  • Duas colheres de sopa de azeite extravirgem de oliva;
  • Meia colher de sopa de sal;
  • Um copo de água morna.

Assim que tiver reunido todos os ingredientes, dê início ao preparo.

Em um recipiente grande e de preferência fundo, coloque a água, a farinha e o fermento. Misture tudo até que a massa fique homogênea.

Deixe a mistura descansar por quinze minutos. Nesse período de tempo começarão a surgir pequenas bolhas na massa do pão caseiro de frigideira. Isso e normal.

Depois de transcorrido esse tempo, acrescente o sal e o óleo na mistura. Em seguida, adicione mais dois copos de farinha de trigo e comece a sovar a massa. Faça esse processo por aproximadamente sete minutos, até que ela fique bem condensada.

Feito isso a coloque para descansar por duas horas. Durante esse tempo a massa vai dobrar de tamanho e isso também é normal.

Após esse período corte-a em oito pedaços. Cubra cada um deles com papel filtro e coloque-os para descansar por trinta minutos.

Os trinta minutos se passaram. E agora?

Em seguida pegue os pedaços e comece a estica-los com um rolo de massa. Forme pequenos discos com cada pedaço, eles não devem ultrapassar o diâmetro da sua frigideira, se não você não vai conseguir fazê-los lá, caso opte por essa opção.

Aqueça a frigideira e coloque azeite nela. Depois de quente vá colocando os discos de forma que cada lado deles frite por dois minutos cada.

Caso você queira ser um pouco mais tradicional, existe também a opção de fazer assar a massa no forno.

Para isso aqueça o forno por 10 minutos, enquanto isso unte uma forma com azeite e coloque os discos nela. Com uma temperatura de 24o graus, deixe a massa assar por cerca de dez minutos e você terá pães quentinhos saindo do seu forno!

Veja também: Pão integral com azeitonas

Acompanhamentos

Você pode escolher consumi-los puro ou acompanhado de queijo, salada caprese, peito de frango, ovo, sardinha, alface ou o que você quiser.

É importante ressaltar que essa massa pode endurecer rapidamente, portanto o seu consumo deve ser feito na hora.

Caso você não queira fritar ou assar a massa toda, você pode guardá-la na geladeira por até três dias. Passado esse período ela corre o risco de estragar.

Esse pão caseiro de frigideira, além de muito saboroso é também saudável, mas assim como todo carboidrato deve ser consumido moderadamente, sem abusos!

Gostou da receita de pão caseiro de frigideira? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou dessa receita e se pretende fazê-la na sua casa!