Receitas Caseiras para Infecção Urinária

A infecção urinária atinge muitas pessoas, homens e mulheres, e pode ser tratada com medicamentos, mas também por meio de algumas receitas caseiras para infecção urinária.


As causas mais comuns deste tipo de infecção são má higiene, gravidez, diabetes, prisão de ventre e inflamação da próstata (no caso dos homens), bactérias, fungos e vírus.

Para ajudar você a se livrar desse problema tão incômodo, reunimos algumas receitas caseiras para infecção urinária.

Se você está em dúvida se possui esse tipo de infecção e não conhece bem quais os sintomas, saiba que apesar de serem variados, os mais característicos são:

  • Sensação de bexiga cheia;
  • Urina com cor turva, aspecto de espuma e cheiro forte;
  • Febre;
  • Dor forte ao urinar;
  • Calafrios.

Confira a seguir algumas receitas caseiras para infecção urinária que são preparadas com produtos e alimentos fáceis de encontrar e que podem ajuda-lo a acabar de uma vez por todas com esse problema.

1. Alho e cebola

Enquanto a cebola é diurética e antibacteriana, o alho consegue matar as bactérias presentes na urina. As receitas caseiras para infecção urinária que usam esses alimentos são simples de fazer. Veja:

  1. Coloque uma cebola picada em quatro pedaços em meio litro de água e deixe ferver por 20 minutos. Deixe o líquido repousando da noite para o dia ou por cerca de oito horas e beba.
  2. Em uma xícara de água morna, coloque dois alhos descascados e socados e deixe repousar por cinco minutos. Beba a mistura durante o dia (a dosagem indicada é de três vezes ao dia).

 2. Melancia e mirtilo

A melancia e o mirtilo podem ser usados de forma preventiva em receitas caseiras para infecção urinária por pessoas que têm possibilidade de desenvolver o problema.

A melancia pode ser consumida diariamente em pedaços para limpar e refrescar os rins e o mirtilo deve ser ingerido como suco. Ele tem propriedades para fazer com que as bactérias sejam eliminadas com mais facilidade pela urina.

3. Vinagre de maçã e bicabornato de sódio

Algumas substâncias também facilmente encontradas podem ser misturadas com água e compor receitas caseiras para infecção urinária:

  1. Misture 125 ml de água com ¼ de colher de sopa de bicabornato de sódio. Antes de ingerir a mistura, beba dois copos de água pura.
  2. Em um litro de água, misture duas colheres de vinagre de maçã e beba pequenos goles durante o dia.

4. Suco de salsão

Bata no liquidificador três litros de água com dois talos de salsão com folhas. Acrescente duas rodelas de abacaxi, uma xícara de chá de camomila e misture tudo. Esse suco deve ser ingerido quando a pessoa estiver em jejum.

Dicas para prevenir a infecção

Algumas das dicas mais faladas para prevenir a infecção urinária são: evitar o consumo de bebidas alcoólicas, consumir alimentos ricos em vitamina C, manter uma boa higiene íntima, beber grande quantidade de líquido e não prender muito para urinar.

É importante ressaltar que as receitas caseiras para infecção urinária são paliativas e dependendo da gravidade da infecção, elas podem não resolver. Na dúvida, procure a orientação de um médico.