Como Escrever um Resumo de Forma Descomplicada e Rápida

Resumir algo é tornar ainda mais conciso aquilo que já foi dito, colocando em evidência os pontos mais relevantes do texto, livro e afins. A grande dificuldade de como escrever um resumo é exatamente pegar aquilo que é mais importante, pois a tendência das pessoas é não serem objetivas, e sim, prolixas.


Quanto à estrutura de um resumo, este segue o mesmo formato de um texto comum, com título para destacar o assunto do resumo. O texto quanto as palavras-chave seguem a mesma formatação com mesma fonte no decorrer do resumo todo.

Seguindo os padrões da ABNT, caso você esteja fazendo um resumo científico as regras básicas são:

  • Fonte tamanho 10 para Arial ou 12 para Times New Roman.
  • Título centralizado, em caixa alta e negrito.
  • Texto e palavras-chave justificados e com 1,5 cm entre linhas.

Tipos de resumo

  • Resumo simples, que contém uma página
  • Resumo expandido, o qual não deve ultrapassar 4 páginas, portando referências, comparações com trabalhos relacionados, dentre outros itens.

Resumo simples

O texto não deve exceder o limite de 500 palavras, com escrita clara e objetiva, preferencialmente na terceira pessoa e em voz ativa.

Após o texto, destacam-se as palavras-chave do trabalho, aquelas palavras ou expressões que se destacam em relação a ele.

Muitas vezes é preciso também fazer um resumo em uma língua estrangeira, normalmente inglês, mas a dependendo do trabalho e da área ele pode ser feito em outro idioma.

Lembrando que a adaptação para a língua estrangeira não deve ser feita só no texto do resumo, mas no título e palavras-chaves também.

Veja também: Como fazer fichamento de textos e artigos

Técnicas para deixar qualquer assunto mais conciso

Apagar

Deixar de lado aquilo que não é tão importante. Muita gente fala: mas tudo é importante. Se ao fazer um resumo você acha que tudo é importante, foque naquilo que é importante e imprescindível.

Vá do particular para o geral

A generalização é uma técnica usada para tirar alguns elementos desnecessários das frases levando em consideração o conceito individual para aquele que é mais expansivo, geral.

Modele o texto

Pegue aqueles fatos diversos e modele-os como se aperfeiçoasse-os dentro de uma estrutura de vários fatos e itens, transformando em um único fato, convergindo as informações em uma só.

Resumo expandido

O resumo expandido deve incluir objetivos e as metodologias, as referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes conforme as normas da instituição a qual está sendo direcionada o trabalho.

Este tipo de resumo deve conter no máximo de 4 a 5 páginas. O texto geralmente é formatado para o tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm e justificado com espaçamento entre linhas simples.

No resumo expandido deve constar o Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências;

Como fazer um bom resumo

Ler e reler o texto

O mais importante de um resumo é que você possa fazê-lo com suas palavras e para que esse objetivo seja alcançado é necessário que você leia o texto e releia a fim de interpretá-lo e estar bem alinhado com o assunto.

Você precisa estar certo de que entendeu tudo muito bem para reproduzir sem dificuldades aquilo que leu.

O que é mais importante no texto?

Essa resposta quem vai extrair do texto é você mesmo.  Busque os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do texto. É captando a essência do assunto que você poderá desenvolver a ideia do texto com suas palavras.

Encontre as palavras-chave, marque o que considera importante para quando fizer a releitura, frisar mais uma vez o quanto aquela parte do assunto não pode ser deixada de fora do resumo.

Relacione as ideias principais

Algo bem trivial, mas que sempre dar certo é você se perguntar como transmitiria este assunto para outra pessoa. E é pensando nessa forma de explicação que você poderá colocar no papel o assunto com sua forma de falar sobre ele.

 Siga uma linha do tempo

Se o assunto no qual você está lendo tiver uma ordem de acontecimentos bem sequencial, elenque-os levando isso em consideração, de forma como se estivesse construindo uma linha do tempo.

Aprendeu como fazer um resumo? Então mãos à obra!

Gostou do artigo? Esperamos que sim. Bons resumos e até breve!