Como Usar o Óleo de Eucalipto

O óleo de eucalipto é originário da Austrália, e provém de uma das árvores mais altas do mundo. A sua utilização como uma aromaterapia tem crescido nos últimos anos devido aos inúmeros benefícios que possui. As principais vantagens prendem-se com o facto de este repelir insetos, possuir qualidades antissépticas, eliminar infeções da pele, fortalecer o sistema imunológico e ser um excelente remédio contra constipações e doenças respiratórias.


Veja também: Como tirar manchas de roupas

Ele pode ser usado em situações práticas do dia-a-dia, em substituto de medicamentos, produtos de higiene e outras aplicações.  No entanto, caso usado em excesso, também poderá causar efeitos colaterais nomeadamente dor de cabeça, tonturas e vômitos. Confira as principais utilidades deste óleo:

Antisséptico e antibacteriano

O óleo de eucalipto é um excelente antisséptico principalmente devido às suas propriedades germicidas. Por esta razão ele é ótimo para desinfetar feridas, queimaduras, picadas de inseto, e cortes. Na saúde oral ele é bastante eficaz contra a gengivite, placa bacteriana e infeções da boca e dentes. Na verdade, bastantes desodorizantes, pastas de dentes e sabonetes contêm este óleo em pequenas quantidades.

Problemas respiratórios

O óleo de eucalipto pode aliviar os sintomas de sinusite, gripe, resfriado, bronquite, e outros problemas devidos à obstrução do trato respiratório. A melhor forma para utilizar este óleo pode ser feita de 2 formas. Uma delas consiste em colocar algumas gotas desde óleo num lenço e inalar ocasionalmente. Pode também colocar algumas gotas em água quente e inalar os vapores produzidos.

Contra pulgas e carraças

Este milagroso óleo também pode ser usado nos seus melhores amigos. Para afastar as pulgas, carraças e outros insetos, misture umas gotas de óleo na água de banho do seu animal de estimação.

Óleo de massagem

Este óleo tem um efeito calmante sobre o corpo e mente. Uma massagem com óleo de eucalipto ajuda a relaxar, a combater a fadiga, cansaço e até dores musculares. Ele ainda melhora a circulação sanguínea no processo.

Veja também: Como fazer massagem nos pés

Remoção de etiquetas

Pois é até nisso o óleo consegue fazer milagres. Sabe aquelas etiquetas que teimam em sair dos armários, mesas, geladeiras, etc? Coloque umas gotas de óleo num algodão e passe nas áreas afetadas. A cola será removida do adesivo, que sairá facilmente.

Esperamos que tenham gostado das dicas de como usar o óleo de eucalipto. Qualquer dúvida deixe um comentário.

Recomendados Para Você: