Como Fazer Massagem nos Pés

Massagem nos pés é uma delícia, não é mesmo? Mas ela não apenas nos proporciona prazer e uma sensação de relaxamento, acredite, uma massagem nos pés feita da maneira correta pode auxiliar no tratamento de diversas doenças e dores causadas pelo stress, insônia ou até mesmo dores de cabeça. Além de tudo isso, nada mais justo do que possibilitar uns momentos bons à quem nos sustenta por todo o tempo, aguentando o peso do nosso corpo para lá e para cá? Nossos queridos pés merecem uma massagem e um carinho, por isso, aprenda neste artigo como fazer massagem nos pés.


O pé possui diversos pontos, eles representam outras partes do nosso corpo.

As pontas dos dedões, por exemplo, representam nosso cérebro; o meio do dedo indicador do pé representa o ouvido; o meio do dedo anelar do pé representa os seios da face, assim como também o final do nosso dedinho; na sola do pé, na região do meio próxima aos dedos, está representado nossos pulmões e por aí vai.

São mais de vinte pontos espalhados pelos nossos pezinhos que, quando estimulados, correspondem à outras partes do nosso corpo, como também ovário, coluna ou bexiga e muitos outros.

Muitas dessas terapias de massagens nos pés foram originadas na China, a mais de 5000 mil anos atrás.

Uma delas é conhecida como Reflexologia podal que se baseia nos seguintes termos: o massagista vai tocando esses diversos pontos dos pés, fazendo movimentos entres eles com os próprios polegares, revestidos de algum produto que os faça deslizar, como cremes.

Veja também: Como depilar as pernas

Se o paciente sente algum tipo de desconforto em algum desses pontos durante a massagem, dependendo do ponto, sabendo o que ele representa, é possível apontar em qual parte do corpo o paciente pode estar sofrendo de alguma doença ou vir a desenvolvê-la. Esta última, sendo seu objetivo mais importante, pois a reflexologia é utilizada, principalmente, para prevenir doenças, ou seja, descobrir o problema antes que a pessoa chegue a sentir alguma dor ou malefício posterior.

A massagem nos pés, além de ser super relaxante e, se aplicada por um especialista, prevenir doenças, também é capaz de reequilibrar o corpo, melhorando a circulação do sangue, reduzir tensões, assim como também dissolver o ácido úrico que é depositado nos pés.

Para quem não sabe, o ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo, depois que ele quebra as moléculas de proteínas presentes em diversos tipos de alimentos que ingerimos. Depois que aproveitamos o que o corpo necessita, o restante é transformando pelo nosso corpo em ácido úrico e uma parte dele fica no sangue, outra eliminamos na urina.  Quando nossa taxa de ácido úrico está elevada, esta substância é distribuída para diversas partes do nosso corpo, inclusive, em nossos pés – o que pode causar dores.

A massagem nos pés alivia essa tensão dissolvendo essa e outras substâncias, como cristais de cálcio.

Viu só quantas vantagens em reservar alguns minutos no final do dia para os nossos pés? Se você também concorda, mas não tem tanto tempo para ir a um massagista, que tal aprender uma maneira fácil e rápida de fazer uma simples massagem para os seus pés e aliviar um pouquinho do stress do dia a dia? Acompanhe o passo a passo a seguir:

Como fazer massagem nos pés

tomar-banho

1- Banho relaxante

A primeira coisa a se fazer para preparar seus pés ou os pés de quem receberá a massagem, é dar um banho relaxante. Não, não é para você, apenas para os seus pés. Deixe que eles descansem em água morna por cerca de dez minutos.

relaxando-depois-do-banho

2- Deite de maneira confortável

Se a massagem for em você mesmo, o ideal é fica mesmo sentado. Porém, se você for fazer outra pessoa feliz, após o banho, seque bem os pés, peça para que a pessoa deite em uma cama, ou maca, de maneira confortável, para que fique bem relaxada, e coloque uma toalha por baixo dos pés que receberão a massagem.

creme-nos-pes

3- Prepare a massagem

Antes de encostar nos pés, sejam os seus próprios ou de outro alguém, passe bastante creme nas mãos ou algum óleo de sua escolha. É importante que não passe uma mão sobre a outra, de maneira que preserve a maior quantidade do creme ou óleo apenas para os pês.

massagem-no-pe-pressao-media

4- Comece a massagem com pressão média

Mãos preparadas, inicie a massagem escolhendo um dos pés. É importante que você se concentre em um de cada vez. Comece com a parte superior, pelos dedos e vá indo em direção ao tornozelo, vá refazendo esse caminho algumas vezes aplicando uma pressão nível médio. Depois, faça o mesmo no outro pé.

massagem-no-pe-dedos

5- Outra rodada de movimentos

Tendo feito nos dois pés, volte ao primeiro. Dessa vez, realize movimentos circulares pela planta do pé e depois concentre-se por um momento, com atenção especial no calcanhar. Em seguida, faça o mesmo no outro pé. Esses movimentos devem ser feitos repetidamente aplicando cada vez mais pressão, sem esquecer também dos dedinhos.

Viu como é fácil? Não deixe de tentar colocar essa maravilha na sua rotina, você não irá se arrepender!