Como Subir a Pressão Arterial sem Medicamentos

De acordo com a maioria dos médicos os valores de referência para pressão arterial são de 120mm/70mm. Eles podem variar mais ou menos de pessoa para pessoa, no entanto é bom ter em mente que a pressão muito elevada é sempre mais perigosa que a pressão baixa.


As causas de hipotensão podem ser variadas e é sempre aconselhável consultar o seu médico. Mas para quem sofre naturalmente de pressão baixa existem algumas coisas que pode fazer para ajudar a subir a pressão sanguínea antes de recorrer a medicação ou como complemento da mesma.

Mantenha-se ativo

correr

Sentar ou estar parado agrava o estado de pressão baixa. Para manter a pressão mais elevada mantenha-se ativo mexendo sempre que possível braços e pernas.

Caso não consiga mexer-se, deite-se e mantenha as pernas elevadas para que o sangue das mesmas obrigue o coração a subir a pressão.

Veja também: Como limpar o fígado

Mova os pés

Se por alguma razão tiver de estar muitas horas sentado tente manter os pés em movimento. Evite cruzar as pernas e faça movimentos giratórios com o tornozelo.

Meias de compressão

Existem no mercado diversos modelos de meias de compressão que ajudam a manter comprimidos os vasos sanguíneos dos membros inferiores evitando a acumulação de sangue nestas zonas. É importante que as meias de compressão sejam do tamanho adequado para que o grau de pressão não seja demasiado elevado ou baixo.

Mantenha-se hidratado

mulher-bebendo-agua

Estar desidratado faz com que o corpo baixe a pressão arterial. Se começar a sentir a pressão a descer beba 1 ou 2 copos de água à temperatura natural. Bebidas isotônicas também ajudam uma vez que não só hidratam como aumentam os níveis de eletrólitos no sangue.

Evite usar o sal ou açúcar para subir a pressão

Utilize pólen de abelhas ou ginseng (em chá) em vez de sal ou açúcar. Embora o sal tenha o efeito de agravamento da pressão arterial nos hipertensos ele não funciona da mesma forma nas pessoas que sofrem de hipotensão. O açúcar por sua vez tem um efeito temporário no aumento da pressão arterial já que para a fazer subir eleva também simultaneamente o nível de glucose no sangue.

Remédios caseiros

remedios-caseiros

Existem alimentos que quando consumidos regularmente ajudam a ativar a circulação do sangue do organismo como o gengibre, o alho, o tomate entre outros. Veja aqui como fazer remédios caseiros 100% naturais para subir a pressão arterial de forma saudável.

Veja também: Os benefícios de beber água com limão pela manhã

Coma mais vezes e em pequenas porções

Quando come em grandes quantidades grande parte do sangue é deslocado para o estômago comprometendo a sua distribuição uniforme no resto do corpo. Coma pouco de cada vez, mais vezes para não sentir quebras de pressão a seguir as refeições.

Para diminuir a sensação de desmaio ou fraqueza a seguir às refeições, termine sempre a refeição com um pouco de açúcar ou cafeína. Isto aumentar-lhe-á momentaneamente a pressão sanguínea o suficiente para contrariar a acumulação de sangue no estômago.

Água fria

chuveiro-ducha

Os duches de água fria pela manhã ajudam a estimular a circulação. Se tomar duche de água fria for muito extremo para si, experimente diminuir apenas um pouco a temperatura da água com que normalmente toma duche. A água muito quente dilata as veias o que diminui em muito a pressão arterial podendo provocar tonturas e desmaios.

Se tomar duche de água muito quente tente sempre baixar um pouco a temperatura da água ou passar uma esponja com água fria pelo corpo antes de sair do banho. Massagear energicamente o corpo enquanto se lava também ajuda a ativar a circulação.

Lembre-se: Este artigo é de caráter informativo, não temos a capacidade de receitar nenhum tratamento médico ou qualquer diagnóstico. Recomendamos que procure um médico no caso de demostrar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Recomendados Para Você:

  • Vera Lucia Alves

    como emagrecer co saude