5 Questões a Se Fazer Antes de Comprar Roupa Nova

Mulheres em geral adoram comprar roupas, né? Não há nenhum problema nisso, pelo menos não se for feito de maneira sábia e consciente. Infelizmente isso acontece muito pouco, o que explica armários superlotados e cartões de créditos com parcelas não pagas, trazendo dívidas e aborrecimentos contínuos.


Vivemos em uma sociedade essencialmente consumista, mas a maioria de nós possui recursos limitados, o que torna ainda maior a necessidade de fazer cada compra ser realmente um investimento a longo prazo. Para te ajudar nisso selecionamos 5 questões a se fazer antes de comprar roupa nova, que devem ser postas em cheque a cada loja visitada, seja no shopping, na rua ou online! Vamos lá?

1 – “Essa peça favorece o meu tipo físico?”

Compramos roupas não só para não ser presos por atentado ao pudor, mas também para nos sentir bem nas mais variadas situações. Cada um tem um tipo físico e essa diversidade é ótima, especialmente porque a indústria da moda vem entendendo isso cada vez mais e nos oferece muitas opções. O problema é quando acabamos adquirindo peças que evidenciam aquilo que não nos favorece, quando deveria ser ao contrário. Antes de ir às compras se olhe no espelho e conheça seu tipo físico!

2 – “Já tenho algo parecido em casa?”

Essa é uma das mais importantes questões a se fazer antes de comprar roupa nova, porque é recorrente encontrarmos gente que coleciona algum tipo de peça, como calças jeans ou blusas pretas. Ninguém precisa disso. É muito mais produtivo usar o dinheiro para adquirir novos modelitos, que te permitirão até inovar o seu estilo. Aliás, falando nele…

3 – “Isso tem a ver com o meu estilo?”

Não é raro vermos pessoas que vão na onda da galera, ou do que mais aparece nas passarelas e fast fashions, enchendo o armário de novidades que simplesmente não usarão depois que a temporada passar! Salto alto de oncinha não combina com você que segue uma linha mais esportiva, sabia? Fuja dessas ciladas. Experimentar uma vez ou outra, vá lá, mas adquirir um novo closet a cada estação não dá, né?

4 – “Que tal namorar essa peça um pouco mais?”

Essa é uma das questões a se fazer antes de comprar roupa nova mais primordiais que existem. Sabe por que? Porque enquanto seres humanos somos impulsivos pra caramba. Quem aqui nunca ficou com uma pessoa que nem gostava tanto assim? Pois é, eu também e garanto que quase todos que você conhece idem. Mas pra namorar, pra casar, aí a coisa é mais séria. A gente vai conhecendo o sujeito e só depois de analisar muitos pós e contras se joga num relacionamento mais sério. Essa peça que tá na sua frente pode esperar uma semana ou duas, ainda que a vendedora jure que é a última do estoque (não, não é! isso é historinha!). Se ela ficar no seu pensamento e você conseguir pensar em várias combinações viáveis com ela, beleza! Do contrário, melhor deixar para lá!

5 – “Posso pagar por isso?”

É complicado encarar as nossas limitações, especialmente as financeiras, mas temos que ser honestos nessas horas. Se você não tem grana, para que se encalacrar em dívidas? A alegria da compra será imensamente inferior a aporrinhação que virá quando a conta chegar ao seu lar. Pense nisso com carinho!