Alimentos Ricos em Cálcio

O cálcio é um dos elementos fundamentais para a saúde dos ossos. O mineral faz parte da composição da massa óssea e dos dentes. Mas não é só isso. O nutriente também faz parte do processo de coagulação sanguínea, da contração e força dos músculos e na difusão de impulsos nervosos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto deve consumir, pelo menos, 1000 miligramas de cálcio todos os dias.


Veja também Alimentos Ricos em Vitamina C.

Os alimentos ricos em cálcio mais conhecidos são o leite (integral, semidesnatado ou desnatado) e seus derivados, como iogurtes, manteigas, requeijão e queijos. Apesar de ser uma das principais fontes de cálcio presentes na alimentação, o leite não é a única opção. Embora o organismo absorva melhor o cálcio proveniente de fontes de origem animal, o cálcio também pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal. O tofu, por exemplo, possui uma quantidade maior do mineral do que o líquido retirado da vaca. Derivado da soja, o tofu possui poucas calorias e é rico em magnésio, proteínas, fósforo e cálcio – 100 gramas de tofu tem 59 miligramas a mais de cálcio do que o encontrado na mesma quantidade de leite.

Entre as folhas e vegetais de coloração verde-escuro que mais possuem cálcio estão o agrião, a alface, a couve, a salsa, a salsinha, o quiabo, a rúcula, o manjericão, o espinafre, a mostarda e o brócolis. Grãos como a soja, feijão, grão-de-bico, linhaça, milho e gergelim são outras fontes importantes do mineral. Entre as frutas destaca-se a laranja, as nozes, o damasco e o figo. Oleaginosas como as amêndoas e as nozes e peixes como salmão, manjuba, bacalhau, atum e sardinha também possuem cálcio. Na categoria de cereais, encontra-se a aveia, o arroz, o gergelim e a linhaça.

Cardápio rico em cálcio

Para que a alimentação diária forneça mais cálcio ao organismo, recomenda-se preparar receitas que contenham ingredientes como os alimentos indicados acima para cada refeição do dia.

Sugestões para o café da manhã: vitamina de frutas, iogurte com granola, mingau de aveia, sanduíche com pão integral, peito de peru e queijo são algumas opções para a primeira e mais importante refeição do dia.

Sugestões para os lanches (entre as refeições): damascos, figo, nozes, iogurte ou laranja.

Almoço e Jantar: arroz, feijão, brócolis cozido, salada com molho de nozes ou iogurte, sardinha assada, salmão grelhado, bacalhau com batatas, massa com molho branco, salada de folhas verde-escuro e vegetais cozidos.

Algumas recomendações para aumentar os níveis de cálcio no corpo:

– Evitar o consumo excessivo de cafeína, de proteínas e de sal, pois essas substâncias aumentam a eliminação de cálcio por meio da urina.

– Se expor ao sol em horários adequados (antes das 10 horas e após as 16 horas) durante vinte minutos ao dia para a fabricação de vitamina D pela pele.

– Praticar exercícios físicos regularmente. Caminhadas e outras atividades de impacto ativam as células responsáveis pela massa óssea.

– Consumir muitas fibras. Este nutriente ajuda o intestino a absorver o cálcio consumido na alimentação.

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.