Os 10 Benefícios do Gengibre Para Saúde

O gengibre é um dos remédios naturais mais usadas no mundo e também uma das raízes mais antigas e eficazes quando o assunto é saúde. Por isso, nesse post você vai conhecer os 10 benefícios do gengibre.


Originária da Índia e da China, a planta tem várias aplicações e pode ser usadas de inúmeras formas, seja na alimentação, como remédio ou até como perfume!

O gengibre tem propriedades bactericidas, antissépticas, anti-inflamatórias, antioxidantes, dentre outras, e por isso é muito utilizado no mundo inteiro, pois tem efeitos extremamente benéficos para o nosso corpo.

Confira a seguir os principais benefícios do gengibre, uma raiz que tem muito a oferece para a saúde do ser humano.

1. Melhora a digestão dos alimentos

O gengibre apresenta propriedades capazes de ajudar na digestão dos alimentos. As fibras presentes nele auxiliam nas atividades do estômago e também do intestino no geral. A produção de saliva e bile é facilitada, assim como o suco gástrico é regulado.

Sem contar que a raiz também reduz aqueles inconvenientes gases intestinais e estomacais, além também das terríveis flatulências.

2. Auxilia no tratamento da gripe e do resfriado

gripado ou sente que começou a se resfriar? Beba um chá de gengibre! Devido às propriedades que combatem fungos, vírus e também acalma, essa planta luta contra essas doenças, ao mesmo tempo em que ajuda a prevenir novos casos no futuro.

3. Alivio das cólicas

Se você é mulher vai gostar de saber que um dos principais benefícios do gengibre consiste em amenizar as dores da cólica menstrual. O efeito analgésico e anti-inflamatório da raiz combate os males do período, tornando-os quase imperceptíveis.

4. Combate a dor ou inflamação no corpo

Por falar em dores, os mesmos efeitos analgésicos e anti-inflamatórios citados acima, ajudam a combater qualquer tipo de dor ou inflamação no corpo. O seu uso pode causar alívio para dores externas como, dores musculares, inchaços, inflamações e também dores internas.

5. Auxilia no tratamento da artrite

Quem sofre com problemas como artrite também pode fazer uso dessa planta, pois um dos benefícios do gengibre é auxiliar no tratamento da artrite.

Como dissemos acima, o gengibre auxilia no alívio de dores musculares, mas também de dores nas articulações. Além disso, ele protege o organismo para evitar novas crises. Neste caso o seu uso em forma de pasta é mais eficiente.

6. Trata queimaduras

Teve uma queimadura leve na pele? Utilize óleo essencial de gengibre para fazer o tratamento. O efeito antioxidante da raiz vai impedir que o machucado infeccione, além de ajudar na cura dele.

A enxaqueca é um dos grandes males que afetam as pessoas hoje em dia. Mal sabem elas que um simples chá de gengibre com mel e limão ajudar a combater essa doença.

7. Combate a enxaqueca

Devido ao seu efeito calmante e anti-inflamatório, o gengibre luta contra as inflamações e dores nos vasos sanguíneos que ocasionam a enxaqueca.

8. Ajuda a prevenir o câncer

Um dos benefícios do gengibre é que ele também pode ajudar na prevenção do câncer de ovário, mama, pele, pulmão, cólon, próstata e pâncreas. Tudo isso porque ele causa a morte celular das células doentes, mantendo as saudáveis intactas.

9. Acelera o metabolismo

Como citamos acima o gengibre estimula o sistema digestivo e isso causa também o estímulo do apetite. A planta tem efeitos diuréticos e de aceleração do metabolismo, mas é preciso saber controlar o apetite para que você não coma alimentos errados.

10. Auxilia na perda de peso

Por falar em metabolismo e apetite, um dos principais benefícios do gengibre é a perda de peso. Devido ao estímulo que o seu metabolismo recebe, se você combinar isso com uma alimentação saudável e a prática de exercícios terá um resultado eficaz no processo de emagrecimento.

Agora que já conhece os principais benefícios do gengibre, não perca tempo e inclua já esse alimento na sua alimentação diária afinal de contas, com tantos benefícios assim, fica dificil não consumir essa preciosidade todos os dias.