Como Curar a Gripe Rapidamente

A gripe é uma doença muito comum, que vez ou outra acaba nos pegando, causando febre, desconforto, nariz entupido, mal-estar, tosse, indisposição e outros sintomas, que acabam nos derrubando. Para vencer a batalha contra esses sintomas chatos, selecionamos dicas valiosas de como curar a gripe rapidamente.


Repouso

Uma das coisas que mais auxiliam na cura da gripe é o repouso. O corpo fica mais vulnerável e cansado durante esse período. Poupar as energias do corpo ajuda para que ele possa recuperar de forma mais rápida.

Beba muito líquido

O corpo costuma ficar desidratado com a gripe, principalmente nos casos em que há febre. Beber bastante líquido, principalmente água, garante que o corpo permaneça hidratado.

Além disso é recomendável tomar sopas e sucos naturais, que são ricos em vitaminas, de fácil digestão e auxiliam na melhora do quadro da gripe.

analgesicos

Analgésicos e antitérmicos

Os tradicionais analgésicos e antitérmicos também são bem-vindos para curar a gripe. Eles ajudam a diminuir a febre, dores de cabeça, garganta, mal-estar e outros sintomas da gripe.

Se você não é fã de medicamentos, pode optar pelos remédios caseiros ou chás apenas, agora se você já costuma tomar esse tipo de remédio, pode continuar fazendo isso e aliando-se aos métodos caseiros para potencializar e acelerar o processo de recuperação da gripe.

Faça gargarejos com água e sal

Gargarejos diários feitos com um copo de água morna e meia colher de chá de sal, aliviam as dores de garganta causadas pela gripe, reduzem a inflamação e auxiliam na limpeza das mucosas.

Como curar a gripe com chá de gengibre

O chá de gengibre funciona como anti-inflamatório e antioxidante, sendo um forte aliado no combate à gripe.

O chá pode ser incrementado com outros ingredientes como o limão e a hortelã, que além de serem refrescantes também irão ajudar a combater os sintomas da gripe.  Baixo uma receita:

  • ½ Gengibre fatiado;
  • Casca de ½ limão;
  • 1 colher de sobremesa de folhas secas de hortelã;
  • 1 xícara de água fervente

Misture todos os ingredientes e em seguida despeje água fervente em cima, fazendo infusão. Tome de duas a três vezes por dia.

massage

Massagem energizam-te

A massagem pode ajudar a aliviar um dos sintomas mais incômodos da gripe, a dor de cabeça!

Use o polegar da mão direita e massageie suavemente o ponto que fica entre o polegar e o indicador da mão esquerda. Depois, repita na outra mão.

Vitamina C

A ingestão de vitamina C não só ajuda a curar a gripe como também a prevenir, pois possui antioxidantes e aumentam a imunidade.

Pode ser através de comprimidos, cápsulas e pastilhas efervescentes, como através dos alimentos ricos em vitamina C como laranja, limão e kiwi.

Soro fisiológico

Pingar soro fisiológico no nariz auxilia na cura da gripe, pois reduz a congestão nasal. Tampe uma narina e pingue a solução de soro, depois repita na outra narina. Repita o procedimento de 3 a 4 vezes ao dia.

Inalação e umidificadores

inalação

A inalação ajuda a desobstruir as fossas nasais, fazendo com que você respire melhor e diminua o desconforto causado pela gripe.

Caso você não tenha aparelho próprio de inalação, pode fazê-la respirando o vapor de água quente do chuveiro, ou ferver uma caneca de água, colocá-la em um recipiente e respirar o vapor que sai dela por 5 minutos.

Leia também: Como Usar Gengibre para a Tosse

Com essas dicas de como curar a gripe, você vai estar preparado para combater os sintomas chatos da gripe, sem deixar que ela derrube você.

Siga esse toque para aliviar os incômodos que a gripe traz e se recuperar rápido para voltar à vida normal o quanto antes.