Como Tirar a Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho é um documento obrigatório na vida de todos os trabalhadores que atuam formalmente no mercado. No entanto, o seu significado vai muito além disso.


Esta carteira é na realidade o verdadeiro emblema dos direitos dos trabalhadores fundamentais, compilados na CLT- Consolidação das Leis Trabalhistas.

Nela você terá registrado todo o seu histórico de trabalho, sem contar que este documento vai lhe servir como um demonstrativo para que obtenha vários direitos inerentes ao trabalhador, como FGTS ou seguro desemprego por exemplo.

Apesar da sua relevância na vida de todos os trabalhadores formais, muita gente ainda fica na dúvida em relação a documentação para emissão deste documento.

Pensando nisso, listarei a seguir toda a documentação que você vai precisar para emitir a sua CTPS. Confira a seguir!

Documentos necessários para emitir a carteira de trabalho- 1º via

Para emitir a 1º via da carteira de trabalho, você deve procurar um dos postos do CAT- Centro de Apoio ao Trabalhador, ou então se direcionar ao SRTE- Superintendência Regional do Trabalho e Emprego portando somente um documento de identificação como a identidade por exemplo, uma foto 3×4 e um comprovante de residência,

Com estes documentos em mãos você consegue tirar sua carteira de trabalho em um desses locais de forma rápida e objetiva.

Documentos necessários para emitir a CTPS- 2º via

Se a sua pretensão é tirar a segunda via da carteira de trabalho, você também pode se direcionar aos mesmos órgãos descritos acima. Nesse caso você deve portar além da foto e documento de identificação, um Boletim de Ocorrência, no caso da sua primeira carteira ter sido alvo de roubo ou furto, ou a carteira de trabalho anterior, para dar continuidade aos apontamentos na nova carteira.

Documentos para tirar a CTPS para Estrangeiros

Se você é estrangeiro e reside no Brasil, também tem direito à carteira de trabalho.

Dependendo da sua situação atual no país, os documentos solicitados para tirar a carteira podem variar, mas geralmente o que se deve apresentar é a carteira de identidade estrangeira ou algum outro documento equivalente.

Mas se ainda tem dúvidas e por isso deseja se aprofundar mais no assunto, hoje em dia a internet apresenta uma gama de informações que podem esclarecer objetivamente os seus questionamentos.

Você também pode acessar o site do Ministério do Trabalho e ver quais são os procedimentos para uma pessoa estrangeira tirar a carteira de trabalho no Brasil.

Veja também: Como consultar os FGTS pelo CPF.

Informações importantes!

Quando se trata de tirar a carteira de trabalho, algumas informações também não podem passar em branco.

A primeira delas é que o menor de idade, para emitir a carteira de trabalho, precisa estar acompanhado por um responsável, pois do contrario ele não vai conseguir tirar a sua carteira.

Outro detalhe importante é com relação a foto. Para tirar a carteira de trabalho a foto 3×4 solicitada deve ser recente e também ser tirada com fundo claro.

Você também não deve pagar nada para tirar a carteira de trabalho, uma vez que este serviço é totalmente gratuito.

Portanto, agora que já sabe como tirar a carteira de trabalho, basta apenas ir a um dos órgãos emissores desse tipo de documentação, munido com os itens citados neste artigo para garantir a sua carteira e assim fazer valer todos os seus direitos de trabalhador.