Como Consultar o FGTS através do CPF

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), foi criado para proteger o trabalhador, basicamente funciona como uma indenização por tempo de trabalho em uma empresa. Uma quantia que se refere à 8% do seu salário é depositada no Fundo. Quem realiza o depósito é a empresa, por sua vez, abre uma conta na Caixa Econômica Federal e tem a obrigação de realizar esse depósito mensalmente.


Esse benefício é um direito de todos os colaboradores que são contratados dentro da lei. Mas o direito não é só de quem tem carteira assinada. Os trabalhadores autônomos, rurais e temporários também podem receber o FGTS.

Veja também: Como conseguir o numero do NIT

Muitas pessoas desejam saber quanto tem disponível em sua conta do FGTS. Uma consulta que pode ser feita de várias formas, todas simples e rápidas. Porém, se você não tem em mãos os documentos necessários para esse processo burocráticos, vamos ensinar nesse tutorial a como consultar o FGTS através do CPF.

Como consultar o FGTS por telefone usando o CPF

Uma das formas de consultar o FGTS usando o número do seu CPF é através do telefone. Para isso você deve ligar para o número 0800 726 0101. Será uma ligação direta para o Atendimento da Caixa, você deverá acompanhar as instruções da gravação, digitando o número do seu CPF e depois receberá as informações relacionadas ao seu saldo do FGTS.

Como consultar o FGTS pela internet

Caso seja mais cômodo para você, saiba que é possível também consultar seu saldo do FGTS pela internet. Para isso, é preciso tenha em mãos o seu número do PIS (Programa de Integração Social) e outros documentos que serão exigidos: RG, CPF e título de eleitor. Depois de ter todos os documentos em mãos, siga os seguintes passo.

1º Passo – Acesse o site do FGTS, serviço prestado pela Caixa Econômica Federal.

2º Passo – No site, clique na opção “Para o trabalhador” na área linkável “Acesse Aqui”.

como-consultar-fgts-pela-internet-01

3º Passo – Na página que se abriu você terá algumas dicas sobe FGTS, role a barra de rolagem para chegar até o final. No canto direito próximo ao rodapé haverá os links do serviço online. Clique em “Extrato do FGTS”.

como-consultar-fgts-pela-internet-02

4º Passo – Em seguida, clique no botão amarelo “Consultar saldo do FGTS”.

como-consultar-fgts-pela-internet-03

5º Passo – Siga as instruções atentamente ao preencher seus dados, usando os documentos que citamos anteriormente.

como-consultar-fgts-pela-internet-04

Você deverá citar uma senha virtual para ter um acesso permanente ao site, isso felicitará suas próximas consultas. Pronto, agora você terá o acesso instantâneo ao seu extrato do FGTS pelo site.

Como consultar o FGTS pelo celular

Se deseja você pode consultar seu FGTS usando seu celular, além de consultar você poderá receber informações sobre o seu saldo FGTS diretamente no celular. A Caixa disponibiliza um serviço de “Mensagens via Celular” podendo ser acessado pelo site que citamos acima, vá no menu serviços, no link “FGTS no celular”.

Ao clicar no link você será direcionado para uma página, onde irá registrar seu número e demais informações para que receber mensagens gratuitas sobre o valor mensal do FGTS e também toda movimentação que houver na sua conta.

como-consultar-fgts-pelo-celular-01

Como consultar o FGTS no caixa da agência

Se não está conseguindo cadastrar sua senha virtual pelo site do serviço, ou tem que consultar o seu extrato do FGTS rapidamente, então a melhor opção é uma consulta presencial disponível nos caixas das agências da Caixa Econômica Federal. Para isso, é preciso que possua o cartão cidadão, um cartão magnético emitido pela Caixa. Com esse cartão é possível consultar as informações do seu FGTS e também de quotas do PIS.

Para conseguir o cartão de forma gratuita, entre em contato com o número 08000 726 0207.

O FGTS é um investimento

O FGTS é uma renda que a cada mês uma pequena porcentagem é depositada em sua conta ao com passar do tempo, você verá seu dinheiro aumentar aos poucos. Considere o FGTS como um investimento que você pode retirar com o passar do tempo. Por isso, caso possua diferentes contas de FGTS disponíveis em seu nome, consequentes à mudança de emprego e prestação de serviços em outras empresas, você poderá transforma-las em uma única conta.

Veja também: Como tirar CNPJ

Lembre-se de consultar o seu salto do FGTS sempre que possível para conferir se seu benefício está de acordo.