Como Fazer Chá de Hortelã – Benefícios e Receita Fácil de Preparar

É fácil dizer o quanto o chá se tornou uma bebida popular no mundo. Afinal, se trata de um produto que é muito utilizado em praticamente todos os países.


Existem diversos tipos de chá, existem chás que são recomendados como remédio devido às suas propriedades medicinais, e além desses, existem chás que são ótimos para quem quer emagrecer.

O chá de hortelã é um tipo de chá muito conhecido em todos os lugares do mundo. Além de fazer muito sucesso por conta dos benefícios para saúde que ele tem, o chá de hortelã é saboroso!

Neste artigo, eu estarei ensinando para você uma receita de chá de hortelã, além de contar um pouco mais a respeito dos benefícios que o chá de hortelã traz para nossa saúde.

Benefícios do chá de hortelã

A hortelã é conhecida por ser uma erva muito difundida na sociedade, isso porque se trata de uma erva que conta em diversos produtos.

Você consegue encontrar no mercado balas de hortelã, chicletes, bebidas alcoólicas, além de estar presente em diversos cosméticos.

A hortelã contém um poderoso antioxidante, conta com vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Mesmo que você apenas inale a hortelã, ainda assim é possível aproveitar os diversos benefícios que essa erva tem para nos oferecer.

Para lhe ajudar a entender melhor, separei alguns dos principais benefícios que a hortelã pode nos oferecer, e então, iremos conversar um pouco a respeito de cada um deles.

Melhora a sua digestão

De acordo com o estudo que foi feito na UNESP, as espécies do gênero Mentha apresentam uma indicação etnofarmacológica para os distúrbios gastrointestinais.

De acordo com o que foi relatado no estudo, a hortelã tem o poder de relaxar a musculatura do estômago e melhorar o fluxo da bile, algo que o nosso organismo utiliza para digerir as gorduras.

Por isso o chá de hortelã acaba sendo altamente recomendado por especialistas.

Melhora a síndrome do intestino irritado

Diversos materiais e estudos revelaram que a erva hortelã é muito eficiente no tratamento dos sintomas da síndrome do cólon irritado.

pesquisas foram capazes de comprovar q cápsulas entéricas revestidas de hortelã podem ajudar no tratamento de sintomas como dor, inchaço, gases e até mesmo diarreia.

Ajuda aliviar os sintomas da asma e de outros problemas respiratórios

O aroma da hortelã também proporciona benefícios, ele ajuda a melhorar o acesso às vias aéreas, ou seja, facilita a entrada de ar nos seus pulmões.

Pessoas que sofrem com asma ou alergias podem se beneficiar do uso da erva hortelã. Realizar inalações com hortelã ou até mesmo beber o chá, poderá ser muito benéfico para aliviar os sintomas de crises respiratórias.

Veja também: Como fazer chá de gengibre

Uma prática que melhora a respiração quase que instantaneamente é: adicionar 5 folhas de hortelã em um pouco de água quente e então inalar o vapor.

Receita de chá de hortelã

– 1 xícara (chá) de folhas frescas de hortelã;
– 500 ml de água.

Aqueça a água e, após levantar a fervura, adicione as folhas de hortelã. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe em repouso por 5 até 10 minutos. Coe e sirva.

Essas foram as dicas que eu tinha para você com relação aos benefícios da erva hortelã. Agora, cabe a você tirar um tempo para poder preparar o seu chá antes de dormir ou à tarde.

Lembre-se, apesar dos benefícios é importante não abusar do uso da erva hortelã. O consumo excessivo dessa erva pode levar à intoxicação, portanto, faça um uso moderado e evite consumir em excesso.

Aproveite essa e outras dicas aqui no nosso blog.