Como Curar as Aftas na Boca

Não tem nada pior do que você estar comendo e de repente aparece aquela dorzinha chata. Quando você vai ver o que é, se depara com uma afta, mas Como Curar as Aftas na Boca? Essa ferida é muito comum e, normalmente, aparece na língua e na parte interna da boca. Na maioria das vezes, ela surge em pessoas com baixa imunidade e costuma ser esbranquiçada ou amarelada.


Veja também Alimentos Com Cálcio.

Vale lembrar que a afta dura aproximadamente 15 dias, por isso, não tem nenhum remédio milagroso que cure a ferida de um dia para outro. O que existe são tratamentos que contribuem para acelerar a cicatrização dessa lesão. Aí vão algumas dicas que ajudam a amenizar o incômodo causado pela afta.

O mais comum é o uso de pomadas anestésicas com analgésico ou com anti-inflamatórios e corticoides (recomendado somente em casos graves) e enxaguantes bucais. Ainda, é possível utilizar medicamentos que reduzam a acidez do estômago, como os antiácidos.

Para aqueles que são adeptos aos produtos naturais, é possível curar as aftas da boca com algumas receitas bem caseiras. Porém, deve-se ter muito cuidado com os produtos que vão ser aplicados, pois em alguns casos, em vez de melhorar, você poderá piorar a lesão e aumentar a inflamação.

Com certeza, os mais conhecidos são: bochechar uma solução feita com leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água ou dissolver água oxigenada em água comum e aplicar com cotonete diretamente na afta. Para complementar, também é indicado enxaguar a boca com água morna e sal de duas a três vezes ao dia.

Os chás também são bastante utilizados no tratamento das aftas. O chá-preto possui uma substância adstringente chamada tanino, que é capaz de aliviar a dor e o desconforto na boca. O ideal é aplicar um saquinho sobre a afta. Já o chá de alfavaca serve como analgésico, antisséptico e relaxante devido às suas propriedades, que ajudam a aliviar a dor. Para funcionar, deve ser feito o gargarejo ou a aplicação direto na ferida várias vezes por dia.

Veja também: Como curar aftas

Fazer bochechos entre duas e três vezes ao dia com o chá de manjericão também ajuda a aliviar o incômodo da afta. Essa planta medicinal possui propriedades antissépticas que contribuem na limpeza, mantendo a região livre de micro-organismos. Isso acelera a recuperação.

Outra dica caseira é mascar um cravo-da-índia. Com propriedades antissépticas e analgésicas, também ajuda a curar a afta mais rapidamente. O bálsamo com óleo essencial de louro é igualmente indicado para curar as aftas na boca. Devido à sua ação antisséptica, analgésica e anti-inflamatória, diminui a inflamação, alivia a dor e trata a infecção.

Comer iogurte diariamente colabora no alívio da dor, graças às bactérias e ao ácido do leite. Esses componentes agem no organismo e alteram a composição do pH da boca, dessa forma, controlam a formação de novas bactérias. Ainda, a ação dos bífidos ou dos probióticos ajudam a melhorar o intestino fortalecendo, assim, as defesas naturais do organismo.

A recomendação é: paciência. Assim como ela surgiu, ela irá sumir. Agora, se o tratamento é caseiro ou não, fica por sua conta.

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.