Como fazer Sushi

O Sushi é o prato mais tradicional da culinária japonesa e um dos mais conhecidos de todo o mundo. No Brasil, graças a imigração dos “olhinhos puxados”, ele ficou popular e garantiu seu espaço no prato de muitas pessoas – os apaixonados por rodízios de comida japonesa que o digam, mas Como Fazer Sushi?


Se você é um dos amantes dessa especialidade, mas dispensa ir a um restaurante para sentir o gostinho da comida oriental, pode fazer o seu próprio rodizio em casa. Fácil de preparar, o sushi é uma ótima pedida para um jantar especial.

Para isso, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • Um quilo de peixe de sua preferência (pode ser salmão, atum, linguado, pargo, entre outros);
  • 500 gramas de arroz do tipo 1, do subgrupo polido, mais conhecido como “arroz japonês”;
  • Vinagre de arroz;
  • Saquê do tipo mirin;
  • Sal e açúcar a gosto;
  • Algas marinhas apropriadas (kombu e nori);
  • E itens opcionais para o recheio.

Durante o processo, também serão necessárias uma faca recém-afiada, uma tábua de madeira, plástico filme e uma pequena esteira de bambu – facilmente encontrada em lojas de produtos orientais.

Primeiro passo: os cortes precisos e a preparação do ‘arroz japonês’

Na hora de preparar o seu próprio sushi, lembre-se de que este é um prato bem delicado, exigindo preparação e cuidado. Comece limpando e cortando o peixe em tiras, com a faca bem afiada. Os cortes devem ser precisos. Deixe as tiras “bem guardadas”, pois agora só serão usadas na montagem.

Depois, lave bem o arroz, até que a água se desprenda dele, leve ao fogo numa temperatura baixa e tampe a panela. Não abra a panela durante o processo e deixe o arroz cozinhar por cerca de 20 minutos.

Durante a espera, prepare o tempero do arroz, o chamado de Molho Su: misture numa panela uma xícara de vinagre de arroz, meia de açúcar, quatro colheres (chá) de sal, uma colher (sobremesa) de saquê e quatro centímetros de kombu (alga marinha usada como tempero). Leve tudo ao fogo baixo e mexa, sem ferver. Com o arroz já cozido, espalhe-o numa vasilha e acrescente, aos poucos, o Molho Su – que a esse momento já deve estar frio.

O “Gran finale”: recheio e montagem

Você pode escolher diversos ingredientes para rechear o sushi, além do peixe, como pepino, cenoura, cream cheese, cebolinha, entre outros. De novo com a faca bem afiada, corte precisamente os componentes em tiras finas. Use a tábua de madeira como suporte.

Agora vem a melhor parte: montar o sushi. Disponha a alga marinha (nori) sobre a esteira de bambu, revestida com plástico filme para facilitar a preparação e limpeza. Com as mãos molhadas, espalhe o arroz pela alga e use os dedos para nivelar altura e textura dos grãos. Coloque também as tiras cortadas dos peixes e outros componentes do recheio.

Com todos os ingredientes já dispostos, use a esteira para fazer um rolinho de sushi e aperte delicadamente para fixar as extremidades da alga. Abra a esteira, comece a cortar os sushis e saboreie o seu próprio rodízio. Se quiser seguir à risca os passos da tradição japonesa, também é uma boa opção servir o sushi acompanhado de wasabi (pasta de raiz forte típica dessa culinária).

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.