Como Meditar: 5 Dicas Para Iniciantes

A meditação é uma atividade bastante conhecida pelos inúmeros benefícios que ela proporciona. Seu objetivo consiste em acalmar a mente, para que consiga alcançar um nível de consciência e calma interior mais elevado. O problema é que nem todos sabem realmente como meditar.


Se você também faz parte desse grupo de pessoas que buscam a paz interior, mas não sabem como meditar, pois é iniciante nessa prática, então recomendo que leia esse artigo na integra para descobrir os segredos dessa arte milenar que vem conquistando cada vez mais adeptos.

Confira a seguir as 5 dicas valiosas para você que deseja saber como meditar e assim garantir o equilíbrio físico e interior tão desejado.

5 dicas para iniciantes sobre como meditar

A primeira dica para você que é iniciante e deseja realizar a meditação do jeito certo e alcançar resultados positivos com essa prática é:

1. Definir o seu tempo de meditação

Antes mesmo de saber como meditar, é importante que defina o tempo que vai dispor para a prática da meditação

Grande parte das pessoas que são experientes na prática da meditação recomenda cerca de 20 minutos de meditação, duas vezes por dia.

Agora para os novatos, o ideal é que se faça algo em torno de 5 minutos, pelo menos uma vez por dia.

Também é interessante que medite no mesmo horário, todos os dias.

Depois de ter definido o seu horário de meditação, tente cumpri-lo a risca, pois somente dessa forma é possível alcançar os resultados esperados com essa prática.

2. Mantenha a postura correta

posicao-lotus-meditar

A posição normal da meditação é a posição de Lótus, onde você senta no chão e mantém as pernas cruzadas. Também é possível meditar estando sentado em uma cadeira.

Mas independente da posição escolhida para meditar, é importante que se certifique de que está mantendo uma postura correta.

Manter uma boa postura significa deixar a coluna posicionada verticalmente, com a cabeça posicionada para cima.

Também é essencial que mantenha sua pélvis inclinada para frente, de modo que a sua coluna permaneça o mais centrada possível.

Manter a postura é importante, pois a partir do momento em que você se posiciona de forma inadequada, dificilmente irá atingir o ponto de concentração necessário para realizar a meditação.

Lembre-se, que na meditação, o corpo e a mente estão diretamente interligados e se um esta em equilíbrio, consequentemente o outro também se manterá da mesma forma!

3. Mantenha os olhos abertos

Não tem como meditar e alcançar o equilíbrio físico e mental se você permanecer de olhos fechados durante a meditação.

Geralmente, os iniciantes nessa prática tendem a ficar com os olhos fechados, até mesmo para bloquear todos os estímulos externos que atrapalham a sua meditação.

Mas lembre-se que o ideal mesmo é sempre deixar os olhos abertos, pois assim você consegue se manter mais presente, evitando assim que se afaste em pensamento e não alcance o seu real objetivo que é o equilíbrio e a paz interior.

4. Local

local-meditar

Uma das dicas para saber como meditar do jeito certo é fazer a escolha do local onde pretende meditar.

Você pode meditar em qualquer lugar. Mas de preferencia, procure escolher um local que seja tranquilo e reservado, para que possa desenvolver esta atividade sem nenhum tipo de interrupção ou barulho.

Nesse caso, uma boa dica é meditar em um bosque ou então em uma praça que não seja muito movimentada, pois meditar estando em contato direto com a natureza potencializa os efeitos dessa prática.

5. Atenção com a respiração

respiracao-meditacao

Além da postura, outro elemento bastante importante na meditação é a respiração.

Portanto, uma das dicas para você que é iniciante e deseja saber como meditar corretamente, é ficar atento a sua respiração durante essa prática.

Procure manter uma respiração ritmada, inspirando e expirando lentamente, sem esquecer de fazer estes movimentos somente pelo nariz. Lembre-se que a respiração meditativa deve ser nasal.

Na hora de finalizar a sua meditação, procure fazer isso aos poucos, para trazer a sua consciência de volta para o meio presente.

Veja também: Como fazer yoga

Procure mexer de forma suave os dedos tanto das mãos como dos pés. Depois comece a movimentar suas mãos, braços, pés e pernas e por ultimo abra os olhos. Tente fazer tudo no seu tempo, sem pressa.

Portanto, estas são as principais dicas para você que é iniciante saber como meditar corretamente. Agora é só coloca-las em prática e comprovar por sí mesmo o quanto essa prática pode ser benéfica para a sua vida.

Gostou do artigo? Aprendeu como meditar da forma correta? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião!