Como Passar em um Concurso

Se você está pensando em fazer algum concurso, saiba que terá de se preparar bastante. Nesse artigo veremos como passar em concurso, de um modo simples e prático.


Para garantir que você pode passar em um concurso, você deve se preparar ao longo do semestre, pois esta é a maneira mais eficaz de fazer bem suas provas.

Em última análise, simplesmente não há outro modo de conhecer toda a matéria. No entanto, mesmo que você esteja se sentindo despreparado não entre em pânico.

Dicas de como passar em concurso

Existem coisas que pode fazer que, vai ajudá-lo a passar no concurso.

Veja também: Como aprender inglês

Se prepare para o concurso

Leia o programa do concurso. No início de qualquer prazo, coordenadores do concurso normalmente irão entregar uma bibliografia com os autores do tema que cairá nas provas.

Certifique-se de ler os títulos do assunto com cuidado para saber exatamente o que você precisa fazer para passar no concurso.

Priorize o que achar mais importante para estudar, concentrando sua atenção, e se você tiver alguma dúvida sobre o programa, não hesite em perguntar.

É muito melhor fazer uma pergunta no início, do que arcar com uma dúvida no momento do exame.

Faça um curso preparatório

alunos-na-sala-de-aula

Assista às aulas regularmente dos cursos preparatórios para passar no concurso.

Você não pode ter êxito nos exames se você não assistir às aulas.  Isso permitirá que você ouça palestras e dicas importantes e tome nota, bem como vai ajudá-lo a entender suas leituras e exercícios.

A maioria dos exames é baseada nas dicas dadas na sala de aula, de modo que não assistir com frequência às aulas, não é nada aconselhável.

Alguns professores normalmente discutem como será o concurso durante as aulas, por isso, se você não estiver em sala não será possível obter esta informação importante.

Se você não puder assistir às aulas, deixe seu professor de saber com antecedência.  Pergunte o que você vai perder da matéria dada e, se há alguma coisa que você pode fazer para compensar sua ausência e obter as informações.

Às vezes, pode ser tentador jogar paciência ou verificar o seu celular durante a aula, em vez de aprender o que esta sendo ensinado, especialmente se você estiver em uma aula que você entende muito bem.  No entanto, você pode perder algo importante se fizer isso. Fique atento a todo o período de aula.

Revise a matéria estudada

homem-escrevendo

Faça anotações. As exposições e discussões são componentes-chave para uma boa aula, e contêm informações que você precisa para passar no concurso.

Ao prestar atenção e tomar notas durante toda a aula, você terá construído um auxílio de estudo que irá ajudá-lo a aprender de forma eficaz, sem precisar obter informações adicionais. Vá preparado para aula.

Use um fichário ou notebook, e, se você for discutir temas de um livro, leve um marcador também.

Os professores, muitas vezes, dizem coisas como: “Esta passagem é muito significativa para a compreensão em geral” ou “Certifique-se de entender as informações contidas neste artigo”.

Se o seu professor observar algo específico em sala de aula, você deve marcá-lo imediatamente.

Tente usar palavras-chave em vez de tentar copiar as frases completas.

É importante obter a essência do que realmente interessa, ou seja, do que pode cair no concurso.

Tome notas à mão.  Estudos têm demostrado que as pessoas aprendem mais escrevendo as matérias, em vez de digitá-las ou gravá-las em um dispositivo de computador.

Confira suas anotações, e, verifique se há alguma dúvida. Se houver, pergunte ao seu professor imediatamente. Às vezes na pressa, escrevemos coisas totalmente sem sentido, que depois podem nos atrapalhar na hora de estudar.

Tempo e organização

material-de-estudo-organizado

Priorize seu tempo de estudo e seja organizado. Ao fazer isso você irá otimizar o seu tempo de estudo, e isso ajuda a garantir você a passar.

Comece o quanto antes

Comece a estudar cedo para o concurso. Nunca é cedo demais para começar a estudar para um concurso, mas um mês antes da data do exame é um bom momento para começar a sua preparação.

Isso irá garantir que você não esqueça informações importantes no dia do exame.

Confiança

jovem-confiante-bracos-cruzados

É importante ter certeza de que você vai passar.  Mas cuidado com o excesso de confiança que pode atrapalhar a sua capacidade de pensar com clareza sobre o exame.

Considerações finais

Tente comer bem no dia da prova, pois isso ajudará a passa no concurso.

Se você não estiver se alimentando corretamente, seu cérebro não será capaz de funcionar de um modo satisfatório.

Receber nutrientes suficientes permitirá que o seu corpo e sua mente funcionem muito bem no dia do exame.

Veja também: Como fazer uma boa redação

Agora é só seguir essas dicas, e boa sorte nos concurso que fizer!