Como Saber o Sexo do Bebê

Carregar no ventre uma criança é uma das maiores emoções de uma mãe. É um momento de muita felicidade para o casal e uma festa para toda a família saber que em breve chegará um novo membro para alegrar. Além disso, há situações de muita ansiedade para a mamãe e para o papai, e certamente a maior delas é saber o sexo do bebê.


Quem já engravidou sabe muito bem como é essa fase de tentar adivinhar o sexo do bebê. No tempo das vovós, por exemplo, faziam-se até simpatias para tentar adivinhar. Algumas crendices populares também sempre estiveram presentes e até como forma de brincadeiras nesse período tão precioso dentro da família.

Algumas dessas crendices dizia que, para saber o sexo do bebê, era preciso prestar atenção nos pelos das pernas da mamãe. Se durante a gravidez, eles estivessem crescendo muito rápido, certamente ela teria um filho homem. Tem até crenças a respeito do formato da barriga da mulher; se ela estiver um pouco alta será menino, mas se estiver baixa a mamãe terá uma filha menina.

E até o paladar entra nessa brincadeira: se você está grávida e tem comido muitos doces, você terá uma menina. Mas se o seu apetite tem pedido mais alimentos salgadores, terá um menino. Verdades ou não, essas e outra brincadeiras sempre fizeram parte do período de gravidez das mulheres, e até hoje fazem.

como-saber-o-sexo-do-bebe-01

Existem também alguns testes para saber sexo do bebê

Para esse teste você vai precisar somar a sua idade, com o mês em que o bebê foi concebido. Vá somando até restar apenas um número e se der ímpar você terá uma menina, mas se o número for par você terá um menino.

O teste do sal consiste em jogar um pouco de sal na cabeça da mulher grávida enquanto ela estiver dormindo. Quando ela acordar e durante uma conversa falar primeiro o nome de um homem, será menino, se falar de uma mulher, terá uma menina.

Curiosidade para saber o sexo do bebê é normal e acontece com todas as mamães. Isso ocorrer porque muitas vezes elas querem planejar as compras do enxoval e usam o sexo do bebê como base. Antigamente, quando uma mãe descobria que o filho era homem, comprava tudo da cor azul, e até os móveis do quarto podiam ter esse tom.

A mesma coisa acontecia quando se descobria que teria uma menina. Muitas roupinhas rosas e acessórios femininos eram comprados. Mas hoje essas coisas não acontecem mais, e as mães já não se baseiam em cores quando vão comprar o enxoval.

Quando a mulher ainda não consegue ver o sexo do bebe pela ultrassonografia, porque na ultrassonografia só é possível saber o sexo a partir de 15 semanas. Pacientes que estão com 8 semanas, mas que querem a todo o custo saber o sexo do bebê, pode saber o sexo através do exame de sangue denominado sexagem fetal.

Para isto, basta a mamãe tirar uma pequena amostra de sangue, não precisa estar de jejum e assim o sangue materno será avaliado para saber se existe uma partícula de células que passam do neném para o sangue materno. Esta partícula é identificada no plasma do sangue materno, para saber se existe o cromossomo Y do bebê. Nesse teste, que é indicado para gestantes que estão a partir de 8 semanas de gestação, caso encontre essa partícula o sexo será masculino, mas se essa partícula não for encontrara, será uma menina.

Apesar de não ser um exame barato, ele é indicado para quem deseja saber o sexo do bebê o quanto antes. Fique atenta, porque para que esse exame tenha precisão em relação ao sexo do bebê, é preciso que você esteja a partir da 8ª semana, caso contrário o exame pode dar errado.

Para quem está pensando: mas e se forem gêmeos? Neste caso, a paciente tem apenas uma certeza que um dos bebês será homem. Ou em caso da ausência do cromossomo Y, pode se preparar para ter duas meninas.

O resultado do exame de Sexagem fetal leva entre 5 a 10 dias para ficar pronto. O exame custa em média 500 reais, mas tudo varia de conforme o laboratório.

teste-intelligender-boy-girl

Segunda opção

Outra maneira de saber o sexo do bebê é realizar um exame de urina, através de um teste caseiros específico chamado de Intelligender – Menino ou Menina. Ele é bastante parecido com o teste de gravidez, e para fazê-lo basta coletar a primeira urina da manhã. Leia as instruções que vem dentro do kit para que o seu teste não tenha nenhuma alteração e seja prejudicado.

Você pode fazer esse teste a partir da 10ª semana de gestação, e ele tem 90% de precisão. Esse teste possui reagentes químicos que se alteram com a presença dos hormônios a urina. Caso o líquido fique laranja, você terá uma menina. Mas se ficar verde, será menino.

O teste custa em torno de 300 reais, e se por acaso você estiver grávida de gêmeos, o liquido verde indica que pelo menos um dos seus filhos será homem. Mas se ficar laranja você será mãe de duas meninas.

Veja também: Como aliviar enxaqueca

Viu como é fácil saber o sexo do seu bebê?