Como se Vestir para uma Apresentação

Muitas pessoas acreditam que moda se resume apenas a passarelas ou ao que você usa na hora de lazer, muitos acreditam inclusive que a preocupação com roupas se trata apenas de uma futilidade. Veja nesse artigo como se vestir para uma apresentação.


Muitos especialistas em negócios e estilo afirmam que a sua roupa diz muito sobre você e que a imagem de cada um traz consigo uma detalhada avaliação de quem você é.

Isso pode ser bom ou ruim, pois muitas vezes as pessoas podem ter impressões erradas e julgar uma pessoa como vulgar, desleixada ou desatualizada apenas ao observar a roupa que ela veste. Mas, se a pessoa souber usar as peças certas, combinadas a uma atitude confiante e positiva, o resultado pode ser impecável e as roupas um passaporte para que o que se diz seja ouvido com mais respeito, credibilidade e até admiração.

Essa realidade se aplica inclusive na hora de realizar apresentações, afinal de contas, o profissional está ali como alguém que tem um ensinamento novo a ser passado e, por isso, precisa exalar autoconfiança, credibilidade, segurança e capricho, qualidades que podem ser exaltadas por meio das peças escolhidas e sua combinação com uma série de outros fatores.

No caso das mulheres, as possibilidades são grandes e elas podem resultar em maior dificuldade ou facilidade na hora de se vestir para um evento do tipo.

De acordo com especialistas em moda, o ideal é estar atento ao seu meio profissional e se vestir seguindo o que é permitido e usual e também o seu próprio estilo.

Como se Vestir para uma Apresentação

grupo-de-pessoas-empresa

Em caso de profissões sérias e empresas muito conservadoras, o ideal é apostar em cores sóbrias e peças clássicas, sem muita possibilidade de errar.

Entre looks do tipo estão os terninhos, saias e camisas em cortes mais de alfaiataria. Mas, nestes casos, é preciso ter cuidado para não pecar pelo excesso de “caretice” e ficar com um visual muito datado e antigo, para isso, é fundamental investir no bom caimento.

Isso só vai ser possível se você conhecer o seu corpo e saber o que fica bom em você, além de sempre experimentar as peças nas lojas, fator fundamental para garantir que as peças caiam da maneira mais aceitável ao seu corpo.

mulher-com-blusa

Já para pessoas que lidam com publicidade, entretenimento e outras profissões mais despojadas e criativas, a rédea é um pouco mais solta, porém com limites.

O ideal é unir peças clássicas a alguma mais divertida, ou com mais cor.

Para ser mais sutil, esse despojamento pode ser demonstrado por meio dos acessórios.

Pode ser com um look todo preto, mas com um sapato de cor mais forte ou então um terninho, mas combinado com uma blusa estampada e mais despojada por baixo ou então um look monocromático combinado a um bracelete mais pesado

A dica é se vestir e olhar no espelho de maneira crítica e também pedir a opinião de pessoas sinceras e próximas.

mulher-com-camiseta

Mas além das roupas, as mulheres devem estar atentas também a cuidados como cabelo, maquiagem e unhas.

No caso dos cabelos, o ideal é que ele esteja escovado e que não fique caindo no rosto, outra opção é que ele esteja preso, mas não em penteados estilo festa com muito spray e efeitos, a melhor opção são os coques o rabo de cavalo baixos, cobrindo a nuca.

Unhas das mãos bem-feitas e sobrancelhas tiradas também contribuem para uma imagem de ainda mais capricho.

homem-com-terno

Para os homens, a melhor aposta continua sendo o clássico terno liso e em cores tradicionais, no máximo um risca de giz muito sutil dependendo do segmento em que atua.

O ideal é escolher uma camisa bem alinhada, mas que mantenha uma certa folga e conforto principalmente na região do pescoço, já que a sua área vocal será fundamental na hora da apresentação.

Menos é sempre mais e a gravata também deve ser extremamente neutra, assim como os sapatos.

Na aparência também é importante não ter cabelos caindo no rosto, unhas compridas ou pelos excessivos saindo de áreas como nariz ou orelhas, pois isso poderá ser reparado pelos expectadores mais do que suas palavras.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas de como se vestir para uma apresentação. Para mais dicas sobre negócio acesse nossa categoria negócios.