Como Tirar a sua Empresa do Vermelho

Em tempos de crise, muitos empresários se encontram num momento difícil em que a empresa com despesas e outros custos começa a afundar. Veja como tirar a empresa do vermelho.


A situação é delicada e o medo de perder o investimento de anos com a chance de ir á falência surge para tirar o sono de qualquer um que enfrenta este tipo de situação.

E o que fazer quando isso acontece? Separamos dicas importantes de como salvar o seu negócio. Confira:

Elabore um fluxo de caixa

O primeiro passo para tirar a sua empresa do vermelho é saber exatamente o destino do dinheiro. Quanto está custando cada coisa ou serviço relacionado á empresa.

Programas como o Excel oferecem tabelas fáceis de trabalhar, que irão lhe ajudar muito. Com o fluxo de caixa você poderá ter em mãos os valores que vêm sendo gastos na empresa, lucros, dívidas em aberto.

Ver o que anda saindo mais caro, estabelecer orçamentos futuros de produtos e serviços que você pretende adquirir.

Ainda pode visualizar o que anda saindo mais caro ou em excesso, para que você possa então definir onde deverá e poderá cortar os gastos á fim de garantir maior economia e lucro.

orcamento

Faça a análise do seu orçamento

É importante ter sempre as receitas com detalhamento dos produtos e seus custos, serviços e quantidades antigas para comparar como anda o orçamento atual em relação ao período anterior, á fim de saber se houve evolução ou declínio dos lucros.

Fazendo a análise do orçamento, num caso de queda de vendas por exemplo, você poderá saber se a razão dessa queda se deu por conta de um aumento no valor de determinado produto, no aumento do número de concorrentes, queda na qualidade, etc…

Fique atento ás suas despesas pessoais

Muitas vezes, acabamos destinando parte dos lucros com despesas pessoais que não estão previstas no orçamento e que acabam comprometendo essa margem lucrativa aos longo do tempo.

Gastos que fogem á planilha habitual como viagens, e outras atividades de lazer podem estar comprometendo o caixa.

Numa situação em que a empresa está no vermelho é importante cortar todos os gastos extras, a começar por aqueles que incluem o lazer.

É o momento de sacrificar os passeios ou as aguardadas viagens de férias para poder descansar aliviado no futuro.

reavalie

Faça uma avaliação e mude

Avalie não só suas dívidas, mas também tudo o que está sendo gasto com a empresa e procure soluções que possam lhe auxiliar na melhora do orçamento.

Algum serviço mais supérfluo que possa temporariamente ser cortado, gastos extras desnecessários, etc..

Converse com toda a sua equipe, informe os da situação e procure em conjunto definir formas de melhorar a situação. A pequena colaboração de cada funcionário pode fazer a diferença no final do mês.

Renegocie

Procure as melhores formas de quitar suas dívidas e faça renegociações. O crédito rotativo, por exemplo, é uma opção melhor que pagar juros de cheque especial ou do cartão de crédito muito mais altos.

Renegocie também os prazos de quitação dessas dívidas com os bancos ou fornecedores. Converse com as empresas e tente estabelecer um plano de quitação que não ultrapasse o seu orçamento do fluxo de caixa.

Leia também: Como Poupar Dinheiro

Se for optar pelo parcelamento, ao estabelecer o valor da parcela, certifique-se de que ele não irá exceder o seu orçamento mensal, ou você poderá acabar adquirindo maiores juros por não conseguir pagar em dia as parcelas destas dívidas.

Siga essas dicas e certamente em breve você irá tirar a sua empresa do vermelho e garantir um futuro azul para você e seus negócios!!!