Quais Cuidados com Remédios Caseiros Devemos Ter?

Ao fazer uso de remédios caseiros, é importante saber que ele pode causar efeitos colaterais em alguns casos, você precisa checar se as ervas e chás, que são comumente utilizadas em remédios caseiros, são credenciadas pela ANVISA. Por isso, o cuidado com remédios caseiros é tão fundamental.


Como ter cuidado com remédios caseiros?

Se precisa usar remédios caseiros, saiba que alguns são recomendados pela ANVISA, para sua segurança, se existe alguma planta que você desconhece, é importante que você não faça uso dessa planta.

Se você quiser saber mais se a planta realmente é eficaz ou não, você deve pedir ajuda de um médico fitoterápico. Assim o risco de um efeito colateral é menor. As plantas medicinais regulamentadas pela ANVISA, são as seguintes:

*Alcachofra – Cynara scolymus;

*Alcaçuz – Glycyrrhiza glabra;

*Alecrim – Rosmarinus officinalis;

*Alecrim pimenta – Lippia sidoides;

*Alho – Allium sativum;

*Anis estrelado – Illicium verum;

*Anis, Erva doce – Pimpinella anisum;

*Arnica – Arnica montana;

*Aroeira da praia – Schinus terebinthifolia;

*Assa peixe – Vernonia polyanthes;

*Barbatimão – Stryphnoden dromadstrigens;

*Bardana – Arctium lappa;

*Boldo baiano – Vernonia condensata;

*Boldo do chile – Peumus boldus;

*Boldo nacional, Hortelã homem, Falso boldo, Boldo africano – Plectranthus barbatus;

*Cajueiro – Anacardium occidentale;

*Calêndula – Calendula officinalis;

*Camomila – Matricaria recutita;

*Canela – Cinnamomum verum

*Capim santo, Capim limão, Capim cidreira, Cidreira – Cymbopogon citratus;

*Carqueja – Baccharis trimera

*Cáscara sagrada – Rhamnus purshiana

*Castanha da índia – Aesculus hippocastanum;

*Cavalinha – Equisetum arvense;

*Chambá, Chachambá, Trevo cumaru – Justicia pectoralis

*Chapéu de couro – Echinodorus macrophyllus;

*Curcuma, Açafrão da Terra – Curcuma longa;

Evite remédios naturais desconhecidos

Se você tem histórico de doenças como hipertensão, diabetes, pressão alta, colesterol alto, você deve evitar certos tipos de remédios tidos como naturais, sem recomendação da ANVISA.

Consulte seu médico e peça esclarecimentos, assim as chances de você ter um efeito colateral indesejado, é bem menor. Se quiser usar produtos naturais, consulte o site da ANVISA, e peça ajuda a um fitoterápico.

Médicos especialistas em plantas naturais, podem te ajudar a escolher uma medicação que não possui efeitos colaterais, para não agravar seu estado de saúde.

Tanto para um remédio natural, como para os fabricados em laboratórios, é preciso ter cuidado, você deve se cuidar para evitar exageros e manter sua qualidade de vida.

A maioria das receitas que vemos na internet, são com ervas que a ANVISA recomenda, mas se houver alguma erva que você desconheça, fique longe, para não atrapalhar seu tratamento.

Concluindo

O cuidado com remédios caseiros, é importante para qualquer pessoa, principalmente se você tem histórico familiar de doenças crônicas, apenas use remédios sob orientação médica, mesmo os caseiros, podemos pedir opinião dos fitoterápicos.

Quando cuidamos de nossa saúde, as chances de cura são maiores, se você consulta o médico, e tomar os remédios corretamente, seu tratamento tem eficácia.

Nunca se esqueça de verificar no site da ANVISA, lá constam informações de medicamentos e ervas regulamentadas, apenas use remédios confiáveis.