Remédios Caseiros para Tosse

A tosse é algo que incomoda muito e, embora seja um problema, ela é uma forma de defesa do nosso organismo, principalmente do sistema pulmonar que possibilita que este órgão expulse do nosso corpo substâncias que não são bem vindas. Por isso, nesse post você vai conhecer os melhores remédios caseiros para tosse.


Muita gente se pergunta porque tossimos. Bom essa dúvida é fácil de ser resolvida. Quando alguma coisa irrita ou promove o bloqueio das vias aéreas, a tosse é usada para que a passagem de ar seja liberada e a respiração possa ser facilitada.

Melhores remédios para tosse

Mas o que fazer quando a tosse é constante e não para? Existem alguns remédios caseiros que podem ser utilizados no combate a essa tosse incessante e, além disso, promover a hidratação das cordas vocais. Confira! 

Chá de limão com gengibre

Um dos remédios caseiros que você pode tomar para aliviar aquela tosse seca e incômoda é o chá de limão com gengibre.

Este chá é altamente recomendado, uma vez que possui propriedades anti-inflamatórias e possibilita uma redução da irritação presente na garganta e também nos pulmões. Além disso, ele também ajuda a descongestionar as vias aéreas.

Para fazê-lo você vai precisar de 140g de raiz de gengibre, um suco feito com três limões e meio litro de água.

Primeiramente você deve ferver a água e o gengibre em fogo baixo até reduzir pela metade o volume do líquido. Em seguida, tire-o do fogo, coe e misture-o com o suco de limão.

É recomendável que você beba a mistura pura, sem adoçar, mas se preferir pode adicionar uma colher de mel para dar um toque mais doce.

Tome uma colher de sopa do chá a cada quatro horas.

Suco de guaco com cenoura

Outra receita caseira muito utilizada para acabar com esse problema é o suco de guaco com cenoura. Essa mistura é usada, principalmente, para aquela tosse com catarro, já que ela possui propriedades expectorantes e capazes de dilatar os brônquios a fim de eliminar o catarro para permitir uma melhor respiração.

Se você também quiser uma ação anti-inflamatória no seu suco, basta adicionar hortelã-pimenta na mistura.

Para fazer esta bebida você irá precisar de cinco folhas guaco, uma cenoura e dois ramos de hortelã-pimenta.

Passe todos os ingredientes em uma centrífuga, se você não tiver esse eletrodoméstico, bata os alimentos em um liquidificador, mas fique atendo, pois essa opção pode fazer com que eles percam algumas propriedades.

Depois mistures tudo e coe o líquido. Se quiser adoçar o suco pode adicionar uma colher de mel. Vá bebendo a mistura ao decorrer do dia, até que a tosse acabe.

Se você ainda quiser acabar com a tosse o mais rápido, pode tomar todos os dias, sem deixar de beber o suco ou o chá, um copo de água morna com uma colher de sopa de mel.

Essa mistura vai proporcionar uma hidratação a suas cordas vocais. Ela funcionará como uma espécie de calmante para a região irritada e, consequentemente, diminuirá as crises de tosses.

Vale lembrar que esses métodos naturais não excluem a utilização de medicamentos e se a tosse persistir por muito tempo você deve procurar um médico.

Veja também: Como usar o gengibre para a tosse

E então, gostou do artigo? Vai adotar as remédios caseiros para tosse dadas acima para se livrar de uma vez por todas desse problema na sua vida? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou desse assunto!