Como fazer a depilação sem irritar a pele

Os pelos indesejados são os grandes inimigos das mulheres (embora existam cada vez mais homens que optam por se depilar na totalidade!). Além dos pelos serem muito incomodativos, temos ainda o problema de, em muitos casos, ficarmos com a pele irritada após a depilação, seja com cera ou com Gillette. A irritação na pele após a depilação pode causar problemas como coceira e pelos encravados e um pelo encravado pode evoluir para uma infeção e deixar cicatrizes na pele. Felizmente, existem alguns truques bem legais para combater a irritação na pele após a depilação.


Conheça os principais truques para fazer a depilação sem irritar a pele

Faça a esfoliação da pele antes de se depilar

Se escolher o método da cera para se depilar, é fundamental que faça a esfoliação da pele com muito cuidado. Dois ou três dias antes de fazer a depilação, aplique, durante o banho, um creme esfoliante adequado ao seu tipo de pele e use sempre a luva esfoliadora, pois ela é essencial para que os poros da sua pele se abram. Os poros abertos vão impedir que existam pelos encravados, que se manifestam através daquelas manchinhas vermelhas que costumam surgir no pós-depilação. Caso prefira fazer a depilação com lâmina, não é aconselhável que faça a esfoliação antes. A lâmina já retira por si mesma células mortas da pele e se se esfoliar antes, vai causar irritação devido à retirada em excesso de pele.

Hidrate a pele todos os dias

A pele das pernas, sobretudo se você tiver tendência para ter pelos encravados, deve ser hidratada todos os dias, seja inverno ou verão, e não apenas antes e depois de fazer a depilação. O ideal é você se aconselhar com um médico dermatologista, que será a pessoa mais indicada para lhe aconselhar um creme adequado ao seu tipo de pele. Usar um creme errado pode contribuir para que fique irritada após a depilação, pois poderá estar a produzir sebo em excesso ou em pouca quantidade.

Não se depile dentro da banheira

Sabe muito bem estar dentro de água quentinha enquanto se depila com gillete, mas esse é um erro muito cometido e que vai fazer com que a sua pele fique inchada, o que dificulta o corte correto do pelo! A depilação deve ser feita debaixo do duche e com água morna, para que os poros dilatem bem e para que seja mais fácil cortar o pelo.

Veja também: Como Se Livrar do Bigode Feminino

Use um creme especial após a depilação

Seja com cera ou com gillette, é praticamente obrigatório utilizar uma loção relaxante após a depilação. O composto mais adequado para este momento é o aloe vera, pois é refrescante e vai ajudar a manter a pele hidratada e com uma sensação agradável de frescura. Existem marcas que têm produtos específicos para o momento pós-depilação e existem produtos bem interessantes no mercado. Pesquise e experimente aqueles que melhor se adaptam ao seu tipo de pele.

Faça a depilação à noite

Durante a noite, as pernas têm a tendência de inchar um pouquinho e isso faz com que os poros fiquem mais apertados, o que dificulta a saída do pelo. Evite fazer a depilação pela manhã, pois isso vai aumentar a probabilidade de ficar com a pele irritada!

Não use roupas apertadas após a depilação

As roupas apertadas criam um atrito com a pele e não é aconselhável usar roupas muito justas após a depilação. Opte por usar roupas mais largas nos dois dias seguintes à depilação, pois assim a sua pele vai poder respirar e os poros vão conseguir fechar de forma natural, evitando assim o surgimento de pelos encravados.

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para você! Se a sua pele é muito propícia a ter pelos encravados e se não lida bem com nenhum método de depilação, aconselhamos que experimente a depilação a laser. Este tipo de depilação costuma ser muito eficaz no caso de peles sensíveis e consegue “matar” o pelo desde a sua raiz. Vale a pena conferir!

Veja também: Como Depilar as Pernas