Quais as Diferenças entre Gripe e Resfriado

Os sintomas são parecidos, tanto que ás vezes fica bem difícil identificar, por isso muita gente acha que gripe e resfriado são a mesma coisa, mas não são! A gripe e o resfriado podem ter sintomas parecidos, mas apresentam diferenças importantes no quadro clínico e também de evolução da doença.


Abaixo você confere as principais diferenças entre gripe e resfriado:

Semelhanças

Para entender as diferenças entre a gripe e o resfriado, é importante também saber quais sintomas elas têm em comum, pois na maioria das vezes é isso que nos confunde. Veja abaixo as principais semelhanças entre a gripe e o resfriado:

  • Ambas são doenças extremamente comuns.
  • Os dois são causados por vírus.
  • Gripe e resfriado podem causar sintomas respiratórios altos, como coriza, tosse e espirros.
  • Gripe e resfriado apresentam forma de contágio semelhantes.
  • São doenças facilmente transmissíveis.
  • Nos dois casos costuma haver tosse, dores musculares e coriza, congestão nasal, espirros e dor de garganta

O que é pior, gripe ou resfriado?

A gripe é uma infecção mais forte que o resfriado, pois costuma durar mais tempo, além de apresentar maior risco de complicações como problemas pulmonares.

A gripe também pode ser mais perigosa em idosos, bebês e pessoas com imunidade baixa. Já o resfriado costuma durar menos tempo e atinge o organismo de forma mais fraca que a gripe.

resfriado-e-gripe

Como distinguir a gripe do resfriado?

Tanto a gripe quanto o resfriado são causados por vírus. No caso da gripe, ela é causada pelo vírus Influenza, que dependendo do seu subtipo pode vir a ter maior ou menor gravidade, enquanto o resfriado pode ser causado por diversos vírus diferentes como Adenovírus, Rinovírus, Parainfluenza, etc.

Embora possuam sintomas parecidos, existem duas grandes diferenças que podem ajudar muito na hora de distinguir a gripe do resfriado. A primeira é a febre, que no caso da gripe costuma passar dos 38 graus, enquanto no resfriado geralmente o indivíduo não apresenta quadro de febre, e quando apresentado não costuma passar de 38ºC.

A segunda diferença está no quadro geral do paciente. No caso da gripe os sintomas costumam ser mais intensos, o paciente apresenta fortes dores de cabeça, nos músculos e articulações, já no resfriado, apesar do mal-estar, esses sintomas costumam vir com menor intensidade e duram um período menor ao da gripe.

Período de contágio

A gripe e o resfriado também possuem períodos de contagio diferentes.

No caso da gripe, inicia-se de 12 a 24 horas após o primeiro contato com o vírus, mas o pico ocorre entre o 2º e 4º dias de sintomas.

No resfriado o período de contágio inicia-se 12 horas após o primeiro contato com o vírus, mas o pico ocorre entre o 1º e 6º dias de sintomas.

Resfriado pode evoluir para gripe?

Um mito muito comum é o de que o resfriado seria uma forma de gripe mais leve. Isto é só mito mesmo.

Como já comentamos, a gripe e o resfriado são derivados de vírus distintos, por isso o resfriado não pode evoluir para um quadro de gripe.

O que pode acontecer é a gripe evoluir para um quadro de doença mais grave como a pneumonia, por exemplo, o que requer atenção e cuidados redobrados.

Agora que você já sabe quais as diferenças entre gripe e resfriado, vale ficar atento aos sintomas e tentar se prevenir dos dois, tomando cuidado com a higiene, lavar sempre as mãos e no caso da prevenção da gripe existe a opção da vacina.

Com isso você ficará mais protegido seja da gripe ou do resfriado.