Como Desidratar Frutas no Micro-ondas

A fruta seca ou desidratada passou por um processo onde lhe foi retirada a maior parte da água que a compõe. Normalmente são alimentos muito saborosos mas também nutricionalmente ricos dado que se mantém as fibras vitaminas e minerais mesmo após o processo. Elas são ricas em magnésio, potássio, cálcio, selênio, ferro e vitaminas A e do complexo B. É o exemplo dos damascos, passas, ameixas e figos contêm grandes quantidades de beta caroteno, vitamina E, niacina, ferro, magnésio, potássio e cálcio. Algumas são ainda ricas em fibra o que ajuda a prevenir algumas doenças, a regular o intestino, e promovem o bom funcionamento do sistema digestivo. As frutas secas são uma opção saudável em comparação com a fruta cristalizada por exemplo, dado que estas apenas contêm o açúcar da própria fruta.


São um excelente sobremesa ou lanche entre refeições principais dado que ajudam a saciar, e facilitam a absorção de alguns minerais o que ajuda a manutenção do peso saudável.

Existem vários métodos para desidratar frutas, sendo a mais simples no micro-ondas. Por isso, aqui mostramos como usar esta técnica simples em qualquer fruta.

Instruções:

Passo 1. Retire toda a casca, grainhas ou caroços da fruta que pretende desidratar. Lave bem e deixe secar de forma natural.

Passo 2. Corte a fruta em pequenas fatias pois isso diminuirá o tempo de secagem aumentando a qualidade do produto final. No caso das uvas não precisa de executar estes dois primeiros passos, dado que esta irá encolher bastante durante o processo de desidratação.

Passo 3. Encha um copo com água e adicione uma colher de sopa de suco de limão. Prepare tantos copos quanto necessários de modo a banhar todas as frutas com esta mistura.

Passo 4. Pincele as frutas com a mistura de sumo de limão. Isto ajudará a prolongar a conservação da fruta bem como a melhorar a sua cor.

Passo 5. Limpe bem o micro-ondas antes de realizar a desidratação de modo a remover quaisquer resíduos e sujidades que possam afetar o sabor e qualidade da fruta desidratada.

Passo 6. Distribua a fruta no prato do micro-ondas, sem que estas toquem umas nas outras.

Passo 7. Ligue o micro-ondas em modo de descongelação, e programe-o para um total de 30 minutos.

Passo 8. Vá virando a fruta e acompanhe todo o processo, pois o tempo de secagem irá depender da potência do micro-ondas. Assim que verificar que esta já está seca, retire-a do micro-ondas.

Passo 9. Coloque em caixas herméticas e armazene num local fresco e seco.

Veja também: Como fazer licor de morango

E pronto, esta fruta poderá durar até 3 semanas se armazenada de forma correta. Delicie-se com o resultado e use a técnica apresentada em qualquer fruta.