Como Fazer Doce de Leite Caseiro em Poucos Passos

Apesar de se poder comprar doce de leite pronto no mercado é interessante aprender como fazer essa delícia em casa. Principalmente quando se trabalha com a venda de doces que se utilizam do doce de leite. Ainda assim, mesmo que o objetivo seja fazer o doce para comer em casa com a família é legal pensar em algo mais caseiro e natural. Vamos aprender agora como fazer doce de leite?


Ingredientes

  • 2 litros de leite integral
  • 3 xícaras de açúcar

Modo de preparo

Em uma panela de fundo largo coloque o açúcar e o leite. Coloque a panela em fogo alto ou médio e mexa por cerca de 15 minutos, para evaporar a água presente no leite. Em seguida diminua o fogo e continue mexendo por aproximadamente 45 minutos. Só desligue a chama do fogão quando a mistura tiver aspecto cremoso e coloração marrom.

Despeje o doce em uma tigela e aguarde esfriar. Caso queira deixar o doce de leite caseiro com um aspecto mais cremoso, antes de colocar na tigela bata a mistura pronta na batedeira. Depois é só servir juntamente com queijo branco, torradas ou pão.

Variação da receita de doce de leite

Caso queira utilizar menos leite e açúcar e passar menos tempo mexendo a mistura em frente ao fogão é possível seguir uma variação da receita que conta com alguns ingredientes a mais:

Ingredientes

  • 1 caixinha de leite condensado;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 100 ml de leite;
  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga sem sal.

Modo de preparo

Em fogo baixo despeje o açúcar em uma panela e deixe dourar até que assuma uma coloração caramelo. A seguir adicione o leite e a margarina e misture tudo. Quando obter uma mistura homogênea adicione o leite condensado, aumente o fogo e continue mexendo por 15 a 20 minutos. Desligue o fogo quando o doce assumir o ponto desejado. Em seguida é só colocar em uma tigela e esperar esfriar para servir.

Viu como é fácil fazer doce de leite caseiro? E o melhor de tudo é que não é preciso utilizar muitos ingredientes!