Como Elevar os Níveis de Colesterol Bom com Estas Dicas Infalíveis

Você com certeza já ouviu falar sobre colesterol, não é mesmo? Devido a uma alimentação inadequada, muitas pessoas vivem querendo saber como elevar os níveis de colesterol bom e reduzir o colesterol ruim.


Se você chegou até aqui, provavelmente é porque também deseja mais sobre como reduzir o colesterol ruim e elevar o bom, não é mesmo?

Pois bem, nesse post você ficará por dentro de algumas dicas infalíveis que vão lhe ajudar a elevar o colesterol bom e também reduzir o colesterol ruim.

Mas é importante que, em primeiro lugar, você saiba para serve o colesterol bom.

O colesterol HDL, conhecido popularmente por colesterol bom, é útil para diminuir o risco de doenças, como AVC e infarto. Além disso, manter ele em um nível acima de 60mg/dL é essencial para que essa prevenção aconteça.

Agora que já sabe o que é o colesterol bom e para que ele serve, confira a seguir algumas dicas sobre como elevar os níveis de colesterol bom.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Essa parte é complicada, mas essencial, pois consumir mais do que um copo de bebida alcoólica por dia acaba contribuindo para que os níveis do colesterol bom (HDL) caiam.

Mas calma! Nem tudo está perdido, principalmente se você gosta de vinho. Estudos comprovaram que o consumo de 60ml de álcool por dia pode ajudar a aumentar o HDL no organismo. Esse valor corresponde a uma taça de vinho tinto.

Tenha hábitos alimentares melhores

A alimentação é essencial para auxiliar no controle do colesterol, seja ele bom ou ruim. Portanto, uma das dicas para você saber como elevar os níveis de colesterol bom é passar a ter hábitos alimentares melhores.

Procure consumir as quantidades de gorduras certas e faça a ingestão de fibras, pois elas ajudam na queima de gordura ruim, o que contribui para o bom funcionamento do organismo.

Evite alimentos ricos em gorduras saturadas

Você deve também evitar alimentos ricos em gorduras saturadas como carne de boi, carne de porco, manteiga, a famosa junk food, ou conhecida também como comidas de fast foods, dentre outros alimentos.

Consuma alimentos ricos em ômega 3

Procure ingerir alimentos como ômega 3, como peixes; vegetais; alimentos ricos em vitamina B, como queijo branco e clara de ovo e carnes brancas; frutas; azeitona; azeite; abacate.

Pratique atividades físicas regularmente

Esse combo de alimentação + exercícios físicos é essencial para a sua saúde e, consequentemente, para elevar o nível do colesterol bom no seu corpo.

Faça exercícios aeróbicos, pois são eles que mais contribuem para elevar o nível do HDL. Uma hora e meia de atividades, durante três dias na semana é o suficiente ou você pode optar também por fazer uma hora de exercício todos os dias.

Consulte um cardiologista

Além de todas essas medidas, é fundamental que você consulte um cardiologista.

Somente este profissional poderá receitar remédios capazes de auxiliar no aumento dos níveis do HDL e também ficar de olho nos seus níveis do colesterol ruim, passando uma medicação exclusiva para isso, caso seja necessário.

Reposição hormonal

Para as mulheres a reposição hormonal que é feita na menopausa também pode auxiliar nesse processo de aumento. Para isso vá ao ginecologista, para que ele possa receitar o remédio que melhor se adequa a você.

Depois de seguir essas dicas simples, certamente a sua saúde vai melhorar, juntamente com os seus níveis de colesterol bom!

Veja também: Quais são os valores normais de glicose no sangue

E então, gostou do artigo? Já sabe como elevar seus níveis de colesterol bom? Deixe seu comentário e nos diga se vai adotar as dicas dadas acima no seu dia a dia para garantir níveis melhores de colesterol HDL e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.