6 Dicas infalíveis para conseguir arranjar Emprego em 30 dias

O desemprego é uma situação muito desconfortável e todas as pessoas que se encontram nessa posição procuram encontrar um emprego rapidamente. Nem sempre é fácil conseguir encontrar o trabalho certo, que responda às nossas expetativas e que seja retribuído com um salário que nos permita viver confortavelmente. Contudo, existem alguns truques e dicas que lhe vão permitir encontrar um emprego bom em pouco tempo.


Confira nossas dicas e saiba como conseguir arranjar emprego em 30 dias!

1.Crie uma conta no Linkedin

O Linkedin é a rede social dos profissionais e hoje em dia é praticamente obrigatório ter presença nesta plataforma. Aconselha-se que crie um perfil fácil de ler, mas com bastantes informações sobre os seus trabalhos anteriores e sobre a sua formação. Se possível, consiga que os seus anteriores colegas e chefes escrevam recomendações sobre você. Partilhe com frequência material interessante no seu perfil e ligue-se aos responsáveis de recursos humanos das empresas onde gostaria de trabalhar. Escolha uma foto de perfil profissional, em que esteja a olhar de frente e a sorrir. A foto é o que mais capta a atenção das pessoas e é importante que cause um impacto positivo no recrutador. Quando um recrutador não encontra nada a seu respeito e encontra muitas informações sobre outro candidato para a mesma vaga, você fica em desvantagem logo nos primeiros momentos de análise do currículo, por isso a presença no Linkedin é tão importante.

2.Cuidado com as publicações noutras redes sociais

A verdade é que atualmente qualquer recrutador que se interessar pelo seu currículo vai querer saber mais sobre você ainda antes de o conhecer pessoalmente. Assim, o mais certo é procurar o seu Facebook ou Instagram, para tentar perceber um pouco mais sobre o seu comportamento. Mantenha os seus perfis privados e evite colocar fotografias comprometedoras e frases contra o trabalho!

Veja Também: Como saber quem visitou o meu perfil de facebook

3.Torne o seu currículo adaptável

Não vale a pena ter um currículo demasiado extenso, pois isso vai fazer com que o recrutador perca facilmente o interesse na sua candidatura. O ideal é condensar toda a informação profissional numa única página, destacando os seus pontos fortes para a vaga em questão. E convém adequar sempre o CV para a vaga que está concorrendo, ou seja, se você é comercial e está candidatando-se a uma vaga para uma empresa de tecnologia, realce os conhecimentos informáticos que você tem, por exemplo. O seu currículo deve ser o espelho do que você é profissionalmente, mas também deve exprimir outras características pessoais, como responsabilidade, sentido de humor e organização.

Veja Também: Como fazer um curriculo Incrível

Mostre o seu trabalho

Se a sua profissão lhe permite fazer coisas por conta própria, como por exemplo na área do design e na criação de conteúdo, crie uma página no Facebook, ou em outra rede social mais adequada, para mostrar o seu trabalho. Isso vai permitir que você crie um portefólio e ao mesmo tempo vai dar mais inputs ao recrutador para que possa escolher o seu perfil.

Envie candidaturas espontâneas

Não se foque apenas nas ofertas de emprego que vão sendo publicadas. Pode e deve enviar candidaturas espontâneas para as empresas que são do seu agrado. Nem sempre as empresas publicam logo as vagas, por isso pode ter a sorte de enviar o currículo num momento em que a empresa está procurando um perfil como o seu!

Concentre-se na hora da entrevista

O telefone tocou e foi selecionado para uma entrevista. Certamente que já sente um pequeno nervoso miudinho, mas é fundamental manter-se calmo.

  • Antes de ir para a entrevista, deve pesquisar um pouco mais sobre a empresa, sobre a sua história, o que vende e o que está fazendo atualmente. Isso vai mostrar para o recrutador que você é uma pessoa responsável e bem preparada.
  • Deve vestir-se de acordo com a empresa onde você vai. Claro que você não conhece ainda a empresa, mas pelo setor de atuação fica mais fácil perceber qual o estilo. Se for a uma entrevista num Banco é aconselhável ir formal, enquanto que numa entrevista numa agência de comunicação é aconselhável ir num estilo mais casual. Independentemente do estilo, o importante é ter uma aparência cuidada porque só existe uma oportunidade para causar uma boa impressão!
  • Prepare-se para as perguntas-tipo: “quais são as suas expetativas salariais”, “onde se imagina daqui a 5 anos?”, “porque deixou o seu anterior emprego?”. O que aconselhamos é que dê uma resposta politicamente correta, mas que mostre a confiança que você tem no seu valor profissional. E escusado será dizer que mentir está completamente fora de opção!

Esperamos que as nossas dicas sejam úteis para você e que logo encontre o emprego dos seus sonhos! Boa sorte!