Como Fazer Fichamento de Textos e Artigos

Um método de estudo muito utilizado e também muito eficiente é o chamado fichamento. Organizar pensamentos, conhecimentos e adquirir novos saberes é fundamental não só para a nossa vida acadêmica, como também para a vida em si. Mas como fazer fichamento de artigos e textos?


Se você também apresenta essa mesma dúvida, então recomendo que leia esse post até o final, pois nesse artigo vou lhe mostrar como utilizar o fichamento de textos e artigos para adquirir novos aprendizados.

Mas antes de tudo é bom você entender o que é um fichamento e para quê ele serve. Vamos lá?

Fichamento de textos e artigos: O que é?

O fichamento é uma forma de organizar em fichas as principais ideias e conceitos do texto que você está lendo. Com ele você será capaz de resumir, com as suas palavras, todas as informações mais importantes contidas na leitura.

Veja também: Como fazer uma boa redação

Essa técnica serve para documentar os seus estudos, te auxiliando a compreender melhor o que você está lendo.

Agora que você já sabe o que é e para que serve um fichamento, vamos as melhores técnicas para lhe ajudar nesse procedimento.

Lembrando que cada pessoa deve desenvolver o seu próprio modo de estudo, mas não há dúvidas de que a técnica do fichamento de textos e artigos pode lhe ajudar e muito a compreender e fixar melhor o conteúdo estudado.

Aprenda como fazer fichamento de textos e artigos

Para saber como fazer fichamento de textos e artigos é preciso inicialmente que realize a leitura completa do texto, sem interrupções. Em seguida, leia-o novamente e dessa vez dê início ao processo do fichamento.

Você deve identificar quais são os principais pontos do texto e destacá-los. Se o texto ou livro for seu, você pode usar um marcador de texto, isso vai te auxiliar muito.

Pegue os argumentos principais e, para que a sua documentação seja mais eficaz, transcreva esses pontos, lembrando sempre de colocar aspas e anotar o número da página.

Você também pode reproduzir as suas ideias e pensamentos sobre as partes que destacou. Escreva com as suas palavras o que você pôde perceber do texto ou livro, assim o estudo ficará mais fácil.

Entenda que é no processo de criação do fichamento que você terá uma melhor compreensão do conteúdo que está estudando.

Agora, não tem como fazer fichamento de textos e artigos se você não souber diferenciar os tipos de fichamento que existem dentro da língua portuguesa.

 Tipos de fichamento

Dentre os principais tipos de fichamentos que existem na língua portuguesa, é possível citar:

  • Opinião;
  • Citação;
  • Resumo;
  • Bibliográfico.

No de opinião, como o próprio nome diz, você deve expressar a sua opinião a cerca do que está lendo. Também chamado de fichamento crítico, nele você é livre para incluir análises pessoais sobre o conteúdo.

No fichamento de citação, você deve transcrever literalmente as principais partes do texto. Ele deve ser composto somente pelas citações do autor (a) e você deve ter o cuidado de fazer as citações da forma adequada, com aspas e número da página.

Já no resumo você deve procurar reunir de forma precisa e clara o pensamento principal do autor no texto. Nele você deve usar a sua compreensão para apresentar a ideia básica que está expressa no conteúdo.

E o fichamento bibliográfico nada mais é do que a catalogação de todas as informações bibliográficas contidas no texto. Nele você deve incluir também quais são as temáticas tratadas em cada obra e quais são as principais palavras-chave relacionadas a elas.

Com essas dicas simples sobre como fazer fichamento de textos e artigos, a sua forma de estudar ficará bem melhor e você vai ganhar tempo!