Mais importante do que estudar muito é estudar bem. Ter uma estratégia e plano de estudos permite-lhe dirigir as suas energias para o que realmente é necessário rentabilizando ao máximo o seu tempo de concentração.
publicidade
Não existe uma fórmula ou método infalível para ter sucesso nos estudos. Tal como diferentes disciplinas requerem diferentes abordagens e formas de ensino também as pessoas devem saber que tipo de estratégia se adéqua melhor à sua personalidade. Por vezes é necessário experimentar vários métodos de estudo até encontrar o melhor para si. No entanto, existem algumas regras universais que podem realmente ajuda-lo a estruturar o seu plano de trabalho.
Embora as pessoas tenham ritmos de aprendizagem diferentes, em geral, a aquisição de conteúdos não é algo imediato, ela requer tempo, ponderação e descanso.
Veja também: Como passar em concurso
O tempo de lazer e distração é tão necessário quanto o tempo de estudo. O cérebro necessita de atividades que lhe proporcionem prazer para se conseguir equilibrar a si próprio. O tempo de relaxe evita a acumulação de tensões e stress que impedem a boa organização mental.
Por isto é aconselhável que estabeleça um plano contínuo de estudo e não apenas na altura de exames.
Estabeleça prioridades
Marque os temas mais relevantes ou urgentes.
Anote tópicos e sub tópicos e explore-os por ordem de relevância.
Organize o seu tempo
Faça um plano com os temas e tópicos que quer explorar.
Divida as suas sessões de estudo em períodos de hora e meia. Alterne temas e conteúdo para evitar a monotonia e evitar confusões.
Descanse em pequenas pausas de 5 ou 10 minutos entre sessões.
Memorizar
Deve tentar compreender primeiro e só depois memorizar. Analise todos os processos de causalidade entre os tópicos tentando perceber o que levou a quê. Assim será mais fácil proceder depois à memorização mecânica.
Para auxiliar a memória tente envolver o maior número de sentidos possível na matéria. Quanto maior a área cerebral envolvida mais fácil será depois para si aceder a essas memórias. Tente associar ideias a imagens, sons, locais, cheiros, situações …
Quando estudar um texto releia-o em voz alta ou grave num gravador para ouvir quando quiser. Uma boa forma de decorar um conteúdo textual é tentar explica-lo a outros ou discuti-lo em grupo.
Compreender
Para compreender melhor um texto faça uma primeira leitura rápida. Fique com uma ideia geral do assunto, extensão e tópicos abordados.
Em seguida leia o texto cuidadosamente as vezes que forem necessárias até ter a sensação de que compreendeu bem todas as partes. Leia todas as palavras e sublinhe as ideias principais.
Explore os conceitos. Pergunte a si próprio se sabe realmente o que cada um deles significa. Anote todas as dúvidas e tente esclarecê-las sempre que possível antes de prosseguir com o estudo.
Resuma em síntese.
Explique por palavras suas o que está presente no texto. Adapte a informação que retirou ao seu discurso e forma de pensar. Resuma o texto em forma de esquema ou resumo.
Como fazer um resumo
Um resumo com as suas próprias palavras deve ser breve; preciso e ordenado. Assim deve mencionar apenas os aspetos mais relevantes e não deve exceder 1/3 da extensão do texto original.
Estruture o texto
Reserve na margem esquerda lugar para descriminar as partes do texto. Pode separa-lo em “definição”; “caraterísticas”; “finalidade”. Desta forma obtém uma visão mais imediata da estrutura interna do texto servindo de guia para estudar.
Veja também: Como fazer uma boa redação
Revisão da matéria
Faça uma primeira revisão antes de terem decorrido 24 horas da primeira leitura. Comece por reler o texto e confirme as ideias que lhe escaparam. Não se detenha no que já sabe, em vez disso dedique-se a explorar mais a fundo o que não compreendeu bem.
Faça os “intermédios” reveja o estudo 3 dias após a 1ª revisão e depois 1 vez por semana até memorizar a matéria.
Após o exame ou prova convém fazer 1 revisão mensal à matéria para não esquecer.
Esquematizar
Organize a informação com ideias breves a partir do conceito mais importante. Conecte todos os elementos do texto através de setas, quadros, números, balões…
Tome notas à margem
Enquanto lê vá anotando com sinais, setas, parênteses, expressões a relevância do texto e o seu entendimento das ideias presentes. Para que não se esqueça do que lhe passou mais despercebido ou o que não compreendeu pode descriminar com palavras como “reler”; “comparar”; “completar”…
Assim tem uma ideia imediata dos conhecimentos com que ficou da matéria.
Hierarquizar ideias
Existe um código internacional mais ou menos unânime para hierarquizar relevância de elementos e ideias dentro do texto.
Quadro – ideia fundamental
2 linhas – ideias principais
1 linha – ideia secundária
Linha descontínua – detalhes
Código de cores
Separe o conteúdo por cores isso ajudara a organizar e memorizar melhor o conteúdo que realmente é importante.
Amarelo – Ideia principal
Verde – Ideia secundaria
Laranja – Datas Esperamos que essas dicas ajudem a estudar melhor. Se gostou das dicas compartilhe com seus amigos. Para mais dicas sobre estudos veja nossa categoria Educação.