Excesso de Exercícios? Saiba Quais São os Riscos Para A Saúde!

Os danos causados por excesso de exercícios, em algumas situações podem ser irreversíveis. Devido a isso, você precisa consultar um especialista, caso tenha histórico de doenças cardíacas, deverá fazer apenas os exercícios que são recomendados para você.


Quais os danos causados por excesso de exercícios?

Como tudo na vida, o equilíbrio é essencial em nossas vidas, e para a atividade física não é diferente. Excessos podem prejudicar o andamento do metabolismo do corpo, tanto para a  musculatura, e também para o sistema cardiovascular.

O exagero, também é chamado de “síndrome do excesso de treinamento“, você busca a perfeição nos treinos, e não alcança o que deseja, para os cardiologistas, você pode acabar tendo problemas ligados ao coração.

Conheça casos reais

A Priscilla Nasrallah, que tem 31 anos., no ano de  2012, sentiu que seu corpo já não respondia corretamente aos treinos, e resolveu pedir opinião médica. Quando escolheu ser triatleta, a mesma tinha treinos duas vezes ao dia, para conseguir ótimos resultados.

Ela chegou num ponto de ficar com preguiça, e daí percebeu que o corpo já não era mais o mesmo. Conforme o médico Nabil Ghorayeb, se a pessoa estiver sentindo cansaço, por conta do excesso de exercícios, as mudanças começam a aparecer.

E os hormônios, são produzidos de forma indevida. Seu coração começa a ficar muito acelerado, mesmo quando está dormindo. No seu dia a dia, surgem sintomas de irritação, insônia, e você se sente exausto o tempo todo.

Que sintomas possui o excesso de exercícios?

Você sente os seguintes sintomas:

  • Tremores e movimentos involuntários nos músculos;
  • Muito cansaço;
  • Falta de fôlego;
  • Dores nos músculos constantes;

Se perceber um destes sintomas:

1 – Diminua a intensidade dos treinos;

2 – Peça orientação ao seu médico;

3 – Reduza a intensidade dos exercícos;

4 – Mude os seus horários dos treinos;

5 – Use roupas leves durante as atividades físicas;

 E um ponto muito importante “jamais tome medicação por conta própria”.

Como tratamos a  compulsão por exercícios?

Após identificar os sintomas, peça ao seu médico uma avaliação do coração, músculos e nas articulações, para poder tratar adequadamente. 

Interrompa a atividade física, enquanto sentir esses sintomas, é fundamental para a sua recuperação. Peça orientações a um psicoterapeuta, para reduzir a vontade exagerada por exercícios, e também melhorar seu quadro de estresse e ansiedade.

Concluindo…

Os danos causados por excesso de exercícios, podem atrapalhar não só a saúde mas se você for atleta profissional, irá afetar também seu objetivo final.  Se você se sente muito cansado, peça ajuda do seu treinador, e diga para ele reduzir o ritmo dos treinos.

Sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar, não queira ficar horas e dias fazendo exercícios forçados, isso pode prejudicar os músculos de seu corpo, e também seu coração. Lembre-se, qualquer tipo de excesso, seja de comida, remédio, até bebida, pode acabar afetando sua saúde, você deve consultar seu médico, caso sinta que está cometendo algum tipo de exagero, isso a longo prazo, pode trazer efeitos desagradáveis, por isso, cuide-se.

Se ainda se sentir mal com seu corpo, talvez o problema seja psicológico.