Como Curar Dor nas Costas – Causas e Tratamentos

Uma das queixas mais comuns que as pessoas costumam fazer, sem dúvida alguma, é a dor nas costas. Seja pela postura inadequada ao se sentar, ou mesmo por conta da idade que vai avançando a cada dia, o fato é que todo mundo já sentiu ou vai sentir dor nas costas em algum momento da vida. Diante disso, a dúvida que fica é: Como curar dor nas costas?


Se você também apresenta essa mesmo dúvida, então esse post foi feito para você.

Isso mesmo! Nesse artigo vou lhe mostrar algumas dicas infalíveis para você curar a sua dor nas costas de um jeito simples, prático e eficiente.

Mas antes de conferir algumas dicas para tratar essa complicação, vale a pena destacar os principais motivos que causam as famosas dores nas costas.

O que causa a dor nas costas

Ao longo da vida muitas pessoas desenvolvem esse tipo de complicação e, por isso, é interessante entender como tratar dor nas costas. Quando não é tratada, a dor passa a apresentar um quadro de mais intensidade e, consequentemente, incomoda muito mais o paciente.

Por isso, é fundamental estar sempre atento para facilitar o processo de identificação da dor nas costas, que geralmente está associada a problemas na coluna vertebral, nervos, músculos ou em outras partes estruturais da região das costas.

Dentre as principais causas da dor nas costas, deve-se destacar:

  • Postura errada;
  • Muitas horas sentadas;
  • Cansaço;
  • Pedras nos rins;
  • Problemas relacionados a coluna;

Como é possível observar nem todas complicações estão associadas a questão da má postura. O paciente sempre deve procurar pela orientação de um especialista no assunto para ter a certeza do que está causando as dores nas costas para somente então partir para o tratamento mais adequado.

Veja também: Causas da dor no lado esquerdo das costas

Como curar dor nas costas

A primeira coisa que você deve fazer para saber como curar dor nas costas e se livrar de uma vez por todas desse problema é ter calma para conseguir identificar com mais precisão a região que mais incomoda.

Como as causas dessa complicação variam, as dores podem ser sentidas com mais força em áreas distintas.

Aplique compressa quente na região dolorida

Após identificar a região das costas que apresenta mais dor, você deve contar com a ajuda de alguém para preparar compressas quentes e coloca-las na área afetada.

As compressas mornas irão ajudar o sangue a circular melhor nessa região e com isso a sensação de dor passará mais rapidamente.

Faça alongamentos e exercícios físicos

Para diminui a intensidade da dor, é aconselhável realizar alongamentos e exercícios físicos como, por exemplo, pilates ou yoga.

A prática de atividade física ou mesmo de um alongamento contribui para amenizar a dor no local, pois também ativa o seu sistema circulatório, além de elevar o nível de adrenalina impedindo que dor se dissipe ou mesmo aumente na região das costas.

Procure dormir em uma superfície plana e fixa

Você já ouviu falar naquela velha historia de que dormir no chão é uma forma de saber como tratar as dores costas?

Pois bem, saiba que dormir em superfícies planas e fixas é uma forma eficaz para você aliviar essa dor.

Por isso, se você deseja acabar com a dor nas costas, procure adotar o uso de camas ortopédicas ou então procure deitar sempre em uma superfície plana e fixa, pois isso ajudará a aliviar a dor que você sente na região das costas.

Veja também: Causas da dor no lado direito das costas

Procure seguir as dicas dadas acima que, sem dúvida alguma, você saberá como curar as dores nas costas e dessa forma não sofrerá mais com esse tipo de problema na sua vida.